Siga-nos

Meio ambiente

Planalto Paulista ganha ainda mais árvores

Publicado

em

Sociedade Amigos do bairro tem projeto ousado para minimizar problemas trazidos por árvores antigas e inadequadas e renovar o verde local

Quem nasceu no Planalto Paulista ou escolheu o bairro como seu lar, não o troca por nenhum outro. Formado por alamedas arborizadas, o bairro é hoje um dos poucos redutos verdes da cidade. Mais: tem caráter estritamente residencial e, pela legislação vigente, não pode ter prédios. Preservar esse oásis é o desafio dos integrantes da Sociedade Amigos do Planalto Paulista, entidade que já existe há 10 anos e recentemente lançou um portal completo na internet: www.sapp.org.br.

Pode parecer estranho, mas um dos projetos principais desenvolvidos pela entidade atualmente pretende deixar o bairro mais arborizado. Mais? Mais e melhor. Os integrantes da Sociedade sabem que os moradores desfrutam dos inúmeros benefícios proporcionados pelo verde, mas também têm sofrido com as árvores inadequadas colocadas ali há décadas. Há aquelas cujas raízes estouram calçadas ou as que entopem calhas na época da troca de folhagens. Sem falar nos troncos e galhos que caem em fortes chuvas, nas copas que invadem fiação elétrica.

Assim, o desafio da SAPP é grande: plantar árvores adequadas nas ruas e calçadas que ainda estão carentes de verde. Conscientizar os moradores sobre a necessidade de escolher as espécies corretas, mostrar que é possível conviver em harmonia com o verde e relembrar o doce canto dos pássaros que serão atraídos pelas árvores são algumas das tarefas propostas.

O projeto atraiu a atenção e o apoio da Prefeitura, através da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. O bairro é um dos alvos do programa Identidade Verde, que está fazendo um levantamento das espécies existentes e dos eventuais problemas nos exemplares mais antigos.

Evitar o corte clandestino, assim como podas mal feitas que apenas objetivam retirar galhos da fiação elétrica são outras duas frentes do trabalho.

A proposta é tão ousada, ao mesmo tempo que mexe com algo tão simples na vida de todos que é o contato com a natureza, que está chamando a atenção de professores, botânicos, estudantes. Novamente, soa inacreditável, mas o levantamento conjunto realizado até agora mostrou capacidade do bairro de receber 1200 novas mudas – sobretudo no corredor da Avenida Indianópolis.

O projeto trouxe ainda uma outra descoberta incrível para os integrantes da Sociedade: estimulou o diálogo com os moradores do bairro, as discussões sobre os benefícios do verde. “Nessa época em que a cidade sofre com a baixa umidade do ar, a importância das árvores fica ainda mais nítida”, alertam os diretores da entidade, que na semana passada estiveram em visita à redação do jornal S. Paulo Zona Sul.

Pelo jeito, há ainda muitos novos desafios para os próximos dez anos da entidade. No site, é possível conhecer todos os projetos da SAPP, cadastrar-se, estabelecer contato e descobrir como participar da instituição. Visite: www.sapp.org.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados