Siga-nos

Gastronomia

Pavilhão do Ibirapuera tem Wine Weekend

Publicado

em

Vai até domingo, 1º de julh,o no pavilhão Bienal do Parque do Ibirapuera, o Wine Weekend São Paulo Festival 2018. No evento os visitantes encontrarão rótulos dos seis continentes com até 70% de desconto.

Essa nona edição do festival faz homenagem a cultura lusitana. Na parte gastronômica, o restaurante da Casa de Portugal, o Marquês Buffet, apresentará a rica gastronomia europeia nas receitas e pratos oferecidos pelo chef Mauro Fernandes.

“Diversificada e repleta de bons ingredientes, a gastronomia portuguesa tem forte influência no Brasil, devido à colonização e a vinda da Família Real portuguesa. Os pratos tradicionais do país são, em parte, uma adaptação dos pratos lusitanos às condições da colônia”, explica Zoraida Lobato, organizadora do evento.

Nos quatro dias de feira o visitante também terá a oportunidade de participar de workshops que ministrados por três renomados chefs da instituição Cozinheiros Sem Fronteiras. A cada dia de evento, um chef ensinará um delicioso prato representando o melhor da gastronomia clássica ou contemporânea do país homenageado. As inscrições serão feitas no local.

O chef Mauro Fernandes, anfitrião gastronômico do evento, desenvolverá o tradicional caldo verde com couve, batatas amassadas, linguiça portuguesa e temperos típicos; arroz de pato, um clássico pato desfiado misturado ao arroz com temperos regionais; e bacalhau com batatas ao murro e brócolis, tradicional prato português com farta posta de bacalhau guarnecido ricamente com cebolas assadas, batatas cozidas (ao murro) e brócolis ao vapor com abundância de azeite extra virgem. Clássicos em Portugal e no Brasil.        

O chef Géssio Pinto reproduzirá um típico bacalhau à portuguesa, que são suculentas postas de bacalhau no azeite acompanhados de cebola, batata, tomates, pimentões, azeitonas e ovos cozidos levados ao forno. O chef Osley José apresentará um pouco da nova e contemporânea gastronomia portuguesa através da produção de um carré de cordeiro envelopado em redução de vinho tinto e cebolas com batatas malandras (torneadas) e temperos (cheiro verde, alho fresco e alecrim), acompanhado de torradas, azeitonas e presunto cru.

Durante todas as apresentações gastronômicas, o enólogo e sommelier Daniel Ravetta apresentará a harmonização mais recomendada com vinhos portugueses aos pratos apresentados e degustados ao final de cada aula.

Serviço:

A Wine Weekend 2018 acontece nessa sexta e sábado, das 12h às 22h; domingo: 12h às 20h, no Pavilhão Bienal do Parque Ibirapuera.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados