Siga-nos

Trânsito

A partir de 04/12, Zona Azul aceitará apenas cartões digitais

Publicado

em

A partir de 04/12, as folhas para estacionamento em Zona Azul na cidade não serão mais aceitas. Para estacionar nas quase 40 mil vagas espalhadas pela cidade, os motoristas precisarão, agora, comprar um “cartão digital”, através de aplicativo que pode ser baixado em smartphones.
A comercialização está disponível por meio dos aplicativos Serttel, Estapar, Digipare e Inova que podem ser baixados em celulares nos sistemas Android e IOS.
Motoristas que não têm celular, ou dispõem de modelos antigos sem aplicativos ou ainda que não desejarem fazer a compra através dos próprios aparelhos podem também comprar os cartões digitais em mais de mil pontos espalhados pela cidade. A relação dos Pontos de Venda e Aplicativos estão disponíveis para consulta no site da CET: www.cetsp.com.br.
São bancas de jornais, bares, lanchonetes, drogarias, mercados e padarias. Neles, são utilizados equipamentos e tecnologias que permitem registrar de forma digital o pagamento da tarifa de estacionamento e fornecer ao usuário um comprovante.
Ao se dirigir a um Ponto de Venda o usuário precisa apenas informar a placa do veículo, a quantidade e o tempo de validade do CAD de acordo com a placa de sinalização existente no local de estacionamento do veículo.
Nas vagas reservadas para pessoas idosas, portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção, além do Cartão/CAD também é obrigatório manter no painel do veículo o Cartão emitido pelo Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV – Cartão DeFis e Cartão Idoso.
Os aplicativos permitem o registro de quantas placas de veículos o proprietário quiser. Assim, quem tem mais de um carro ou compra um novo veículo terá facilidade em cadastrar diferentes placas.
Desde 11 de julho, a Companhiajá vendeu 750 mil cartões digitais de estacionamento rotativo (Zona Azul) na cidade. A consolidação do sistema digitalizado intensifica o combate à evasão de receita e à comercialização ilegal de Zona Azul.
As folhas em papel de Zona Azul oficiais e não utilizadas pelos usuários serão reembolsadas pelo valor de R$ 4,50, mas somente até 30/12. Os interessados devem proceder a troca na Gerência Comercial/CET, na Rua Senador Feijó, 143, 1º andar, Região Central, das 9h às 16h.
Para fiscalizar os veículos estacionados em área Zona Azul, o agente de trânsito utilizará um aplicativo próprio. Ao digitar a placa do veículo, o aplicativo irá informar se o veículo está com Cartão/CAD ativo ou se o veículo não pagou a tarifa.
Segundo a Prefeitura, a Zona Azul digital visa combater evasão de divisas e comércio irregular das folhas de Zona Azul.
Ibirapuera e Aclimação
Em algumas áreas consideradas Áreas Especiais, o tempo de validade do Cartão é diferente e está indicado na placa de sinalização.
No Parque Ibirapuera e no Parque da Aclimação, por exemplo, um Cartão/CAD serve para duas horas e dois Cartões/CAD são suficientes para estacionar por horas. Na Praça Charles Miller (Pacaembu), um Cartão/CAD dura por três horas e dois Cartões/CAD para seis horas.

foto-2

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados