Siga-nos

Meio ambiente

Parques têm trilhas educativas

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

A cidade de São Paulo, em meio a tanto concreto, ainda mantém extensas áreas verdes que podem ser descobertas pelo paulistano. Há 13 anos, são realizadas nos parques municipais caminhadas com orientação de monitores que explicam desde a história destes oásis remanescentes até detalhes da fauna e da flora de cada um deles.

Trata-se do programa Trilhas Urbanas, desenvolvido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente como um projeto de educação ambiental e estímulo à interação com estes espaços que ainda resguardam animais, plantas e elementos culturais que remetem à origem da cidade.

No Jardim da Luz ou no Parque Independência, por exemplo, os monitores reforçam a história da cidade e sua relação com estas áreas verdes. Já no Parque do Piqueri, que já foi atravessado pelo Rio Tietê, o visitante perceberá que o foco é a água. No Parque Alfredo Volpi, a biodiversidade permite que os visitantes possam até se deparar com bichos preguiça ou tucanos-de-bico-verde.

Para cada parque, há roteiros estabelecidos, por onde os visitantes circularão munidos de panfletos. Há várias paradas ao longo do caminho e o turista descobre aspectos históricos, geográficos, de fauna e flora, além de característias ambientais daquele pedaço da cidade. Segundo a Secretaria do Verde,, há programações noturnas para que os visitantes possam descobrir os hábitos de animais que se movimentam mais neste período., programação teatral para retratar momentos históricos etc.

O Programa Trilhas Urbanas tem uma equipe de monitores composta por pessoas de diversas áreas com o objetivo de estimular e interagir o conhecimento.

Em quatro parques da cidade, as trilhas estão implantadas de forma definitiva: Luz, do Piqueri, Tenente Siqueira Campos (Trianon), Independência e Alfredo Volpi. Grupos interessados também podem realizar agendamentos através do e-mail equipetrilhasurbanas@gmail.com.

A Prefeitura pretende implantar 30 novas trilhas até 2016.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados