Siga-nos

Cultura

Parques têm muitas atrações para aproveitar o horário de verão

Publicado

em

O horário de verão começa neste fim de semana. Os dias ficam “mais longos” e há mais tempo fora do horário comercial para aproveitar, ainda com claridade, espaços especiais da cidade: os parques públicos. Alguns deles já habitualmente fecham para o público apenas à noite. Outros, estendem o horário de funcionamento nessa época de relógios adiantados, justamente para que a população possa curtir. Vale lembrar que os parques são endereços para se curtir em qualquer idade, sozinho ou acompanhado, e até para curtir com seus animais. Sem falar que todos têm rica fauna e flora para ser observada. Mesmo que as temperaturas ainda não estejam no nível elevado que o paulistano esperava para esta primavera…

Bicicletas

É uma delícia e o morador da região precisa aproveitar rápido. Isto porque o parque está prestes a ser parcialmente fechado para as obras do metrô (expansão da linha 5) e, durante essa etapa, a área deve ser reduzida à metade! Ali, pessoas de todas as idades podem curtir pistas com suas bikes, como dia o nome, mas também há área para skate, patins, caminhada… Sem falar nas atividades lúdicas aos domingos e na possibilidade de visitar um jardim de esculturas ou de curtir a sombra de pitangueiras, palmeiras e ipês. Só não pode levar seu animal de estimação.

Fica na Alameda Iraé, 35, em Moema, na zona sul e funciona diariamente das 6h às 22h.

Lina e Paulo Raia

Passear pelo parque é uma grande descoberta para os muitos que nem sabem de sua existência. Localizado bem ao lado da estação Conceição do metrô, é uma área remanescente de chácaras que existiam pela região até a década de 70, quando o Jabaquara foi loteado e avenidas construídas.

O bairro cresceu em volta e esse pequeno oásis esconde ainda outro tesouro: a sede da Escola Municipal de Iniciação Artística. Nela, qualquer criança pode ter formação gratuita integral em artes, com aulas de teatro, dança, música e pintura – a ideia não é formar artistas, necessariamente, mas fazer com que as crianças descubram na arte o prazer e modos de enriquecer o aprendizado e sua visão de mundo. A escola conta com poucas vagas que são disputadíssimas. Para tentar a sorte, é preciso se inscrever para o sorteio de vagas em novembro. Entre as árvores, há paineiras, óleo-de-copaíba, abacateiros, jaboticabeiras e araribá-rosa

O Parque Lina e Paulo Raia fica na r. Volkswagen, s/nº. Fone: 5017-6522. Este não estende seu horário durante o horário de verão,

Horário: diariamente, das 7h às 18h e não estende a abertura durante o horário de verão.

Ibirapuera

É, sem dúvida, o mais completo: e fica aberto todos os dias das 5h até meia noite! Tem pista de cooper, parque infantil, quadras esportivas, sanitários, Viveiro Manequinho Lopes, Planetário e Escola de Astrofísica, Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro-Brasil, Herbário, Jardim das Esculturas, Fundação Bienal, Auditório. Praça Burle Marx, Fonte Multimídia, lanchonetes, restaurante, sorveteria, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de bicicleta, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Escola de Jardinagem… Além disso, os visitantes precisam saber que ali há mais de 160 espécies animais, que vão de aranhas e peixes a cágados, gambás, morcegos e 142 espécies de aves. E tem um por do sol maravilhoso, que mistura na paisagem o verde e o concreto urbano…

Fica na av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana. Tel.: 5574-5505

Independência

Azaleias, estátuas, Museu e monumento, espaço para correr e jogar bola… São muitas as atrações do parque da Independência, que normalmente abre até 20h, mas no horário de verão funciona até 21h. Dá para correr, jogar bola, andar de patins, skate e bicicleta.

Fica na  av. Nazareth, s/nº, Ipiranga. Fone: 2273-7250. Abre das 5h às 21h  no horário de verão.

Aclimação

Um dos mais antigos da cidade, já abrigou seu único zoológico e também uma granja. Tem lindos eucaliptos, vários tipos de aves, e um lago com peixes como tilápias, carpas coloridas e carpa-de-espelho e viveiro de animais e mudas.

Um dos destaque é que ali há vários equipamentos para a prática esportiva, bem usados pelos frequentadores. Mas, patins, bicicletas e skates não podem ser usados na pista de cooper.

Abre das 5h às 20h. Fica na Rua Muniz de Souza, 1119 – Aclimação . Fone: 3208-4042.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados