Siga-nos

Urbanismo

Parque na Água Espraiada começa a ser implantado

Publicado

em

A Lei que criou a Operação Urbana Consorciada Água Espraida foi aprovada nos últimos dias de 2001 – já se vão quase duas décadas e muitos dos projetos de reurbanização previstos ali nunca saíram do papel.

A construção de habitações populares caminha lentamente, com menos de 20% do total previsto já pronto ou em obras. Não há previsões para que o túnel viário que ligaria a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Imigrantes tenha obras iniciadas. Mas a Prefeitura garante que a Operação não está totalmente paralisada, com obras viárias locais.

O Parque Linear que seria construído ali e se tornaria um dos maiores da cidade ainda é um projeto, um sonho, até porque depende da remoção das comunidades existentes ao longo da via e de investimentos estimados em 185 milhões de reais. Mas, no último fim de semana, foi entregue uma Área de Lazer centro da Operação Urbana, que representou investimentos de R$ 26 milhões.

Iniciadas em março de 2018, as obras foram gerenciadas pela São Paulo Obras (SPObras) e integram o conjunto de intervenções que fazem parte da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada, na área delimitada pelas avenidas Túlio Teodoro de Campos, Dr. Lino de Moraes Leme, Roberto Marinho e Pedro Bueno.

A nova área fica onde antes havia uma das comunidades Rocinha Paulistana e por algumas residências. Agora, dá lugar à uma área de lazer de 44 mil m² que conta com ciclovia e pista de caminhada (ambas com 980 metros de extensão), duas quadras de vôlei de areia, dois campos de futebol e três pisos multiuso de concreto. A área também foi contemplada com três áreas para prática de atividades livres, modernização da iluminação pública e execução de trecho de 200 metros de adutora da Sabesp.

De acordo com a Prefeitura, no local houve o plantio de 279 mudas nativas.

A área será adequada para prática de esportes, assim como para atividades de lazer e cultura. Importantes para o meio ambiente, esses espaços são capazes de conectar áreas verdes, auxiliar no controle de enchentes, proteger e recuperar o ecossistema.

O lugar ganhou vários grafites e uma homenagem ao rapper Sabotage, escolhido como representante do diálogo entre a comunidade e a arte urbana pelos artistas apoiadores do projeto.
“É importante proporcionar qualidade de vida para a população com espaços mais verdes, que possam ser utilizados pela comunidade. Aqui as pessoas podem aproveitar o fim de semana e se divertir com a família”, disse o prefeito Bruno Covas.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados