Siga-nos

Turismo e Lazer

Parque Ibirapuera ganha novo título: melhor do mundo

Publicado

em

No ano passado, o Parque do Ibirapuera foi definido, pelo site especializado em turismo TripAdvisor, como o melhor da América Latina e oitavo melhor do mundo. Este ano, o renomado jornal britânico The Guardian foi mais longe: publicou notícia dizendo que a maior área verde paulistana é o melhor parque urbano do planeta!
A notícia foi divulgada em agosto, coincidentemente o mês em que o parque celebrou seu aniversário: 61 anos.
A lista dos 10 melhores parques públicos urbanos do mundo trazia ainda os parques Buttes-Chaumont (Paris); Boboli (Florença); High Line (Nova Iorque) Landschaftspark (Duisburg-Nord); Hampstead Heath (Londres); Park Güell (Barcelona); Summer Palace (Pequim); Olmsted Parks (Louisville) e Birkenhead Park (Merseyside).
O tamanho do parque, que hoje possui 221 hectares, e seu projeto paisagístico, idealizado por Burle Marx, foram pontos de destaque na matéria. Hoje, além das ciclofaixas, bicicletário, quadras, campos de futebol, parques infantis, pistas para corridas e espaços com aparelhos para fazer ginástica, o Parque oferece aos visitantes uma ampla agenda cultural. As atividades acontecem no Pavilhão de Exposições, Pavilhão Japonês, o Museu Afro Brasil, Museu de Arte Moderna, a OCA, entre outros.
O então presidente da SPTuris (empresa municipal de turismo e eventos), Wilson Poit, afirmou que a liderança do parque na lista, ressalta a importância dele para a cidade. “O Parque do Ibirapuera é um dos atrativos mais visitados por paulistanos e visitantes. Está no topo da lista, pois é muito conhecido aqui e fora do país. Tem uma área invejável e é considerado de todos os moradores de São Paulo”, declarou. Poit deixou o cargo esta semana.
Histórico
O Parque foi criado em uma área até então pantanosa e abandonada da cidade em meados do século passado. A construção do parque foi um presente para a cidade por seus 400 anos, em 1954.
Mas, as obras atrasaram e o Ibirapuera acabou sendo inaugurado apenas em agosto daquele ano, ainda no quarto centenário, de qualquer forma. O projeto paisagístico e arquitetônico do Ibirapuera, concebido por Oscar Niemeyer, nasceu com a pretensão de oferecer ao município um ambiente inédito de promoção de cultura, esportes e lazer – que são objetivos buscados até a atualidade.

 

Jardim das Esculturas do Mam, no Ibirapuera

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados