Siga-nos

Transporte

Parque das Bicicletas será parcialmente interditado para obras do metrô dia 19

Publicado

em

Foram vários prazos descumpridos e atrasos no cronograma. Mas, finalmente, parece que as obras de extensão da Linha 5 – Lilás, do metrô, vão chegar a Moema e Vila Clementino. Os imóveis desapropriados já estão sendo demolidos na região de Moema – a maioria deles, de uso anterior comercial. E no próximo dia 19, quarta, será a vez do Parque das Bicicletas ser interditado. Área bem superior à metade do parque, que tem 20 mil metros quadrados, será ocupada pelas obras, com remoção de todas as árvores e abertura de uma imensa vala a céu aberto.

No futuro, o Parque será devolvido à população e, segundo o metrô, integralmente e ainda reurbanizado, com devolução do verde agora suprimido. Mas, não há prazo para que isso aconteça – sabe-se apenas que a Previsão é de que a Linha 5 seja concluída só em 2014 ou 2015. Se agora o terreno do Parque das Bicicletas, localizado na esquina da Alameda Iraé com Avenida Indianópolis, servirá como apoio para abertura dos túneis, terá ainda outra finalidade para a Linha 5. Ali, será construído um pátio subterrâneo que, durante a operação do trecho, será usado para manobras e estacionamento dos trens.

Durante a interdição, o Parque continuará funcionando no mesmo horário e toda a programação voltada a crianças e adultos será mantida. Só que a área será reduzida drasticamente, especialmente nos trechos onde não havia pistas para as bicicletas, só canteiros. Assim, as outras atividades, como caminhadas, corridas e passeios estarão liberadas à população em espaço reduzido. Os jogos na quadra e no campo de futebol não sofrerão alterações.

Outra atração que pode ser prejudicada é a Ciclofaixa de Lazer, que funciona aos domingos e feriados, e que tem ponto de partida no Parque das Bicicletas – afinal, a área destinada aos ciclistas será reduzida.

Para informar o público, principalmente os frequentadores do parque, o Metrô, em conjunto com a Prefeitura, já promoveu no feriado de quarta-feira, 12, uma distribuição de panfletos no local. A ação continua neste fim de semana, com campanhas de esclarecimentos com a apresentação do projeto de expansão da Linha 5 e distribuição de folhetos explicativos.

Os dois túneis construídos a partir do Parque ficarão adjacentes à avenida Ibirapuera e serão construídos a partir de uma grande vala retangular com 80m de comprimento, 40m de largura e 26m de altura, pelo método VCA (vala a céu aberto).

Nessa vala, serão construídas, ainda em subterrâneo, salas operacionais e as instalações necessárias para a operação do estacionamento de trens, além de uma saída de emergência e ventilação.

Logo após o estacionamento de trens, o traçado da obra da Linha 5 prossegue em curva à direita, passando em túnel próximo ao pavilhão poliesportivo e seguindo a diretriz da rua Pedro de Toledo em direção às estações Santa Cruz (Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (Linha 2-Verde).

Os interessados em mais informações sobre as obras de expansão da Linha 5-Lilás podem obtê-las na Coordenadoria de Atendimento à Comunidade do Metrô (rua Libero Badaró, 293 – 14º andar – setor D – CEP 01009-907 – tel. 3111-8552 / 3111-8553), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h; ou pelo site www.metro.sp.gov.br no link Fale Conosco.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados