Turismo e Lazer
Parque das Bicicletas será desinterditado?
O Parque das Bicicletas está parcialmente interditado desde o início das obras de expansão da Linha 5 do metrô, em 2009, mas a promessa é de que será devolvido à população com o mesmo tamanho, com compensação ambiental, ou seja, replantio das árvores que foram removidas para a abertura de um fosso que está sendo usado para construir um pátio de manobras subterrâneo da linha.
Esta semana, o jornal São Paulo Zona Sul voltou a questionar o metrô, que confirmou a previsão de devolução integral do espaço para o final deste ano, quando também devem ser concluídas e entregues as novas estações da Linha 5 – Lilás, do metrô.
Enquanto mata a saudade, o público deve lembrar que o parque nunca foi totalmente fechado e pode ser aproveitado.
Prova disso foi a Pedalada Noturna promovida no mês passado, durante a Virada Esportiva da Prefeitura. O evento foi resultado de uma prceria com a Move Brasil e serão percorridos aproximadamente 26 quilômetros de bike. O Parque das Bicicletas foi ponto de partida e chegada da pedalada, que se estendeu até o Pacaembu, passando pela Avenida Paulista e Praça dos Ciclistas.
O Parque das Bicicletas fica na Alameda Iraé, nº 35, no Planalto Paulista
Histórico
O Parque faz parte de um complexo que reúne também a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e o Clube Escola Ibirapuera.
A obra do metrô ocupa uma parcela de 15.500 m2 do terreno, onde está sendo construído um pátio de manobras subterrâneo para a extensão da Linha 5, que interliga Vila Mariana e Santo Amaro. Em 2009, quando foi interditada. A previsão da duração das obras é de 4 anos. Ao fim do mesmo prazo, todo o trecho ocupado será devolvido ao município com projetos de urbanização e paisagismo específicos para a região do parque e adjacências.
A entrada é gratuita. Conheça o Regulamento do Parque das Bicicletas