Siga-nos

Destaques

Para reciclagem, não é preciso separar materiais

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

A capacidade de coletar, triar e reciclar no município de São Paulo vem aumentando gradativamente. Até o final deste ano, o caminhão da coleta seletiva estará passando em todas as ruas da cidade pelo menos uma vez por semana – em vários bairros da Vila Mariana e Saúde, por exemplo, chega a circular duas vezes por semana.
Entretanto, a participação ainda é baixa. Alguns dos motivos apontados pelos munícipes é a falta de espaço, tempo ou a dificuldade em “separar os materiais”.
O que muitos não sabem, porém, é que não é preciso separar os materiais. Latinhas de alumínio ou ferro, embalagens de plástico, papéis… Tudo isso pode ser misturado em uma só sacola, pois será posteriormente triado ou por centrais mecanizadas que automaticamente separam o material por tipo, ou pelos profissionais que trabalham em cooperativas de catadores. Vale apontar ainda a importância social do projeto, já que o material reciclável é vendido e gera renda para milhares de pessoas na cidade.
Ou seja, os materiais realmente se misturam durante o trajeto, mas o moderno sistema mecanizado das centrais de triagem faz a separação.
Assim que chegam à central, um equipamento rasga os sacos. Outra máquina separa conforme o tamanho, como se fosse uma peneira.
Na sequência, objetos metálicos são atraídos por imã e eletricidade, os bidimensionais são separados dos tridimensionais e leitores óticos separam o material por tipo. No final do processo, ainda há uma seleção manual, antes da compactação em fardos.
Espaço
Vale ainda observar que a separação dos materiais em casa, diferente do que muitos acreditam, não ocupa espaço. Afinal, se o material for encaminhado como lixo comum, também estará nas lixeiras da casa até o dia da coleta.
A coleta seletiva passa uma ou duas vezes por semana em cada via, enquanto a coleta domiciliar tradicional passa em outras três datas. Desta forma, a liberação de espaço acontece rapidamente.
Os materiais recicláveis consistem em um lixo seco e limpo: metais (alumínio e ferro), papéis e papelão, vidro e plásticos…
Para saber a data e o horário em que a coleta seletiva passa em sua rua, basta acessar, na internet, o endereço: http://www.ecourbis.com.br/site/ecoleta.aspx.

 

Coleta seletiva Caminhão recolhe resíduos que são triados por sistema mecanizado

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados