Siga-nos

Cultura

Paisagem subterrânea ambienta atrium do Sesc Vila Mariana até março de 2014

Publicado

em

Desde 19 de dezembro, o Sesc Vila Mariana está com a intervenção artística de Laura Gorski intitulada Paisagem Subterrânea.

Instalação do tipo site specific, a obra – fotografia impressa sobre papel, aplicada como um lambe-lambe nos painéis expositivos do ambiente – foi concebida a partir da observação das características específicas do local onde estará exposta. A ambientação apropria-se do Atrium do Sesc Vila Mariana – ambiente que recebe conteúdo programático diverso como exposições, performances, shows, sala de leitura – como parte integrante do trabalho. Pelo caráter versátil dentro das artes visuais, obras site specific são propostas em espaços alternativos aos comumente relacionados a exposições artísticas e costumam ser pensadas a partir das particularidades físicas, geográficas, sociais e até mesmo políticas dos locais onde serão instaladas.

Paisagem Subterrânea parte do estudo do espaço não somente como o que nos cerca, mas também como meio que existe, mas não é observado atentamente, pela força do hábito dos transeuntes. Desta forma, as imagens propõem uma continuidade ao ambiente do Atrium, criando uma abertura para outra realidade espacial, redimensionando o lugar.

Laura Gorski é formada em Design de produto pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo. Atuou como educadora e assistente de coordenação na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake durante três anos, integrou a equipe de coordenação dos ateliês do Projeto Educativo da 29ª Bienal Internacional de São Paulo e trabalhou durante dez anos na ONG Comunidade Educativa CEDAC com formação de educadores em arte em diversas regiões do Brasil.

Dentre as exposições que participou, destacam-se as individuais Arquipélago dos lugares imaginários (Estúdio Buck, São Paulo, SP, 2013) e Paragem (Zipper Galeria, São Paulo, SP, 2011) e as coletivas Dysraphic City (Projektraum Kunstraum Kreuzberg, Berlim, Alemanha, 2013) e  Arise (João Cocteu, Berlim, Alemanha, 2012).

A visitação vai de 20 de dezembro até 30 de março (dias 24, 25, 31/12 e 1/1/2014 a unidade estará fechada), de terça a sexta das 7h às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30, no  Atrium, grátis e livre para todos os públicos.

O Sesc fica na Rua Pelotas, 141. Telefone: 5083-3000.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados