Siga-nos

Cultura

Orquestra toca Villa-Lobos dia 16 na Vila Mariana

Publicado

em

Só mesmo quem já assistiu a um concerto ao vivo sabe as emoções que a música clássica pode provocar. Se esta música é ainda de um compositor nacional reconhecido internacionalmente, então a oportunidade é única. Melhor ainda: a apresentação que contece na próxima sexta, 16, 21h, no Teatro do Sesc Vila Mariana, será gratuita!
Só que os interessados precisam retirar os ingressos antecipadamente, a partir das 14h, no mesmo dia. Podem ser retirados até quatro ingressos por pessoas, em qualquer unidade do Sesc. A apresentação não é recomendada para menores de 12 anos.
A Orquestra Experimental de Repertório vai apresentar obras de Heitor Villa-Lobos sob a regência do maestro Carlos Moreno. Tem papel fundamental no projeto de integração que nasce na Escola Municipal de Música, passando pelas orquestras Infanto-Juvenil e Jovem Municipal de São Paulo.
Seu principal desafio é preparar músicos de excelência para as grandes orquestras profissionais. Criada em 1990, pelo maestro Jamil Maluf, a partir da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo, a orquestra ocupa lugar de destaque nas temporadas sinfônicas e líricas do Theatro Municipal, com programações constantes ao longo dos anos.
Sob a direção de Carlos Moreno desde fevereiro de 2014, o grupo é parte dos projetos de formação realizados pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.
Regente titular da Orquestra Experimental de Repertório, Carlos Eduardo Moreno foi regente titular da Orquestra Sinfônica da USP entre 2002 e 2008 e da Orquestra Sinfônica de Santo André de 2009 a 2013.
Começou a estudar piano aos seis anos, passou posteriormente ao violino e, em 1978, ingressou no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, atuando como solista – menino cantor soprano.
Foi spalla da Orquestra Jovem Camerata Abrarte, atuou como violinista na Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense por dez anos e regeu pela primeira vez uma orquestra aos 15 anos, dirigindo uma composição própria para cordas. Estudou com maestros como Gustav Mayer, Kirk Trevor, David Zinman e Bernard Haitink.
Repertório
O maestro Carlos Moreno destaca que o repertório selecionado para a apresentação no Sesc destaca “a construção de uma interpretação que conscientize e agregue aos saberes dos jovens diferentes momentos da vida criativa deste ícone maior da música de concerto brasileira”. E completa: ”de sua monumental obra foi selecionado o ciclo das Bachianas Brasileiras, com o Prelúdio das Bachianas nº 4 e a Bachianas nº 8, a mais organistica (repertório composto para órgão) entre suas composições e também o enigmático Choros 6, que retrata a nossa Terra Brasilis”.
O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141. Informações: 5080-3000

cultura

cultura1

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados