Siga-nos

Trânsito

Operação Escola: agentes estarão por toda região

Publicado

em

O trânsito fica não apenas mais sujeito a congestionamentos, como bem mais complexo quando voltam às aulas. A necessidade de garantir segurança a estudantes impõe atenção redobrada a motoristas, que também se tornam alvo de orientação e fiscalização das equipes que a Companhia de Engenharia de Tráfego põe nas ruas nos primeiros dias de aula.
Este ano, a Operação Escola – 1o. Semestre começa na segunda, dia 2, no entorno de 103 escolas de toda a cidade, várias delas na região. São 40 escolas da rede municipal, 23 da rede estadual e 40 particulares de grande porte, mas é preciso estar atento de forma geral à circulação de estudantes. De acordo com a CET, o objetivo é desenvolver ações educativas e operacionais em escolas com potencial para causar reflexos negativos ao sistema viário.
Na região, haverá equipes da CET atuando no Jabaquara em escolas como a EMEF Cacilda Becker e o CEU Caminho do Mar.
Mas é na Vila Mariana que se concentrará o maior número de agentes de trânsito, pela grande concentração de escolas. Eles estarão nos colégios Bandeirantes (Rua Estela), Madre Cabrini (Rua Madre Cabrini), EE Mal Floriano (R. D. Júlia, ao lado da estação Vila Mariana do Metrô), Colégios Arquidiocesano e Nossa Senhora do Rosário (Rua Domingos de Moraes), Liceu Pasteur (Ruas Dr. Diogo de Faria e Mairinque), Colégio Maria Imaculada (Rua Maestro Cardim).
No vizinho bairro de Moema também haverá operação nos Colégios Augusto Laranja (Rua Chanés), N.S. Aparecida (Av. Juriti) e Escola Móbile (Rus Araguari e Diogo Jácome).
A ação conta com Operadores de Trânsito da CET, além de funcionários de escolas devidamente treinados, visa a disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres.
De acordo com a CET, filas duplas e estacionamentos irregulares são considerados alguns dos principais problemas que causam reflexos negativos no trânsito e, portanto, deverão ser coibidos. Desta forma, a operação intensificará a fiscalização de estacionamentos irregulares e os ajustes semafóricos, visando diminuir o impacto gerado no tráfego pelo acréscimo de viagens realizadas com o fim das férias.
Com relação às ações educativas implementadas pela Companhia, além das ações de orientação de trânsito desenvolvida pelos agentes operacionais, a CET está implementando também ações educativas de trânsito através do Programa “Operador nas Escolas” e atividades de mímicos.
O Programa “Operador nas Escolas” tem por objetivo disseminar a ação educativa da CET por meio de agentes multiplicadores, e oferecer ao operador a oportunidade de executar a sua função de orientador e educador, aproximando-o do público infanto-juvenil.
Ao longo do mês de fevereiro, escolas receberão a atividade gratuita “Bate Papo sobre Trânsito” oferecido pelo agente da Companhia aos alunos. A conversa educativa dura cerca de 50 minutos (o tempo de uma aula), passando por temas como o papel da CET, do operador e da educação de trânsito; circulação e travessia segura, incluindo nesse contexto o risco do uso de fone de ouvido; como funcionam os semáforos e escolhas sustentáveis de transporte, dentre outros.
O projeto “Operador na Escola” foi criado para disseminar o Programa de Proteção ao Pedestre para as crianças e tem como público-alvo os estudantes do 5º. Ano do Ensino Fundamental, pois os alunos dessa série – com faixa etária em torno de 10 anos de idade – já começam a ganhar mais autonomia em relação a sua própria circulação, necessitando, portanto, de mais informações sobre comportamento adequado no trânsito. Além disso, o programa também cria em cada aluno um agente multiplicador junto à comunidade.
Já a atividade dos mímicos procura conscientizar a população de forma divertida e bem humorada da importância do respeito às leis de trânsito, divulgando regras básicas de circulação, travessia e sinalização, trabalhando questões de cidadania.

 

A ação dos mímicos é educativa, mas os agentes de fiscalização também estarão ao redor das escolas para coibir infrações como a parada em fila dupla

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados