Siga-nos

Segurança

Operação Delegada: prefeito quer PM além da vigilância a camelôs

Publicado

em

Desde que foi implantada, a Operação Delegada vem se caracterizando essencialmente pelo combate ao comércio ambulante sem licença e também à apreensão de produtos piratas ou de procedência ilegal.

Mas, o prefeito Fernando Haddad vem declarando, desde a campanha, que pretende ampliar a atuação das policiais militares nas ruas. “Haddad não quer PMs só para combater ambulantes ilegais. A Polícia nas ruas deve prioritariamente garantir a segurança em áres comerciais, atuando preventivamente”, explica o vereador José Américo Dias, que acaba de assumir a presidência da Câmara.

Américo foi um dos coordenadores da campanha de Haddad à Prefeitura. A Operação Delegada é uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar. Através do convênio, policiais militarem em folga atuam em vias comerciais de grande movimento na cidade, recebendo pelo trabalho extra.

Na região, a Rua Domingos de Moraes, a Avenida Jabaquara e outras, em especial ao redor de estações de metrô, têm sido alvo da Operação. Só continuam nas ruas os ambulantes que têm autorização e o comércio de produtos piratas também é combatido.

Segundo José Américo, também está descartada a ideia de eliminar os bolsões de comércio ambulante existentes junto às estações Jabaquara e Conceição. Criados pela própria Prefeitura, para organizar e padronizar o trabalho dos camelôs regulares, os bolsões quase foram extintos pelo ex-prefeito Gilberto Kassab através de decreto.

Mas, a Justiça determinou a permanência dos trabalhadores que têm documentação conforme exigência da municipalidade. José Américo acredita que os policiais podem contribuir para garantir a segurança da população e atuar de forma mais eficaz na prevenção.

Por outro lado, garante que não haverá tolerância a irregularidades e que só camelôs autorizados continuarão pelas ruas. Apesar do combate a irregularidades, moradores de regiões como São Judas e Saúde ainda se queixam do excesso de ambulantes ou do posicionamento de barracas pelas vias ao redor das estações de metrô.

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Luis

    18 de janeiro de 2013 at 11:24

    Parabéns ! Tomara que essa iniciativa, realmente traga resultados positivos nesses locais que afetam a circulação de pedestres!

  2. marcelo

    20 de setembro de 2013 at 0:40

    Não consigo entender essa operação delegada afinal de conta é para da segurança à população ou para caçar CAMELOS, pois moro no bairro do Rio Pequeno Butantã SP várias pessoas são assaltadas no mês passado meu padrasto foi vítima de saidinha de banco e onde estava os policiais para coibir esse delito ??? O mais interessante é que quando aparece algum CAMELO a polícia aparece na mesma hora, e ainda chama reforço como se CAMELO fosse bandido. Hoje só em São Paulo é gasto cerca de 1 milhão e meio por ano, com essa operação delegada dinheiro que poderia ser investido em escolas, creches hospitais e até mesmo na geração de empregos para a população. E ainda tem gente que é favor dessa operação delegada basta ligar a tv para ver que cada dia que passa a violência ta aumentado cada vez mais, ao tirar um camelo da rua vc está Incentivando para que essas mesma pessoas venha cometer delitos pois não restam opções para as mesmas ainda mais em São Pulo onde está cada vez mais disputadas as vagas de empregos. Segundos pesquisas recentes diminuíram as mortes de policiais, isso está bem claro que os camelos é que não são bandidos por isso que as pesquisas aponta isso, Sou contra essa operação delegada dinheiro que poderia ser investido muitas vezes para qualificar camelos preparando para o mercado de trabalho, esta sendo usado para pagar policiais, seria interessante se esse mesmo dinheiro fosse gasto para coibir os crimes principalmente nas comunidades… Dinheiro que poderia muitas vezes ser investido nos postos de SAÚDE esses são os nossos governantes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados