Siga-nos

História

Onze de Junho: você sabe qual a história por trás do nome da Avenida?

Publicado

em

Apesar de ser um fato que faz parte da história do Brasil, muita gente ainda desconhece o motivo de a Avenida Onze de Junho, uma das mais famosas da Vila Clementino, ter esse nome.

Nessa sexta, 11 de junho, quem está celebrando a data é a Marinha Brasileira, que considera o dia como sua Data Magna – vale lembrar que o Oitavo Distrito Naval, sede da Marinha em São Paulo, fica também na Vila Mariana – na Rua Sena Madureira.

A data, que dá nome também a um viaduto no mesmo bairro, marca a celebração da vitória de uma batalha Naval que o Brasil travou contra o país vizinho no final do século XIX, na Guerra do Paraguai (1864-1870)

Era uma manhã de domingo o 11 de junho de 1865 que a batalha começou. O conflito entraria para a história como Batalha do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo, ou simplesmente Batalha do Riachuelo, travou-se a 11 de junho de 1865 às margens de um afluente do rio Paraná, na província de Corrientes, na Argentina, que tem esse nome.

Considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870), terminou com vitória dos fuzileiros brasileiros e foi considerado um episódio decisivo. A Guerra do Paraguai também foi chamada de Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) porque Brasil, Argentina e Uruguai se uniram para barrar um a investida paraguaia. O Paraguai pretendia anexar áreas dos outros três países e ter saída par ao mar e isso gerou o maior conflito na história da América do Sul.

Desde então, a Marinha do Brasil comemora, todos os anos, nessa data, os “feitos heróicos daqueles homens que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, reconhecendo-os como exemplos e lembrando seus atos às gerações que os sucederam”.

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Sandra Alves De Souza

    8 de agosto de 2021 at 18:58

    Bem interessante,poderia sempre trazer outros significados de Ruas.Bom conhecer às histórias.

  2. Eloi Santos

    11 de junho de 2023 at 6:54

    Muito interessante trazer a historia para reavivar os sacrificio dos grandes bravos guerreiros que um dia lutaram para defender nossas terras
    Brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados