Siga-nos

Cultura

Obras para transformar antigo DETRAN em Museu estão quase concluídas

Publicado

em

Previstas para o final de 2009, as obras de reforma do antigo prédio do Detran estão finalmente chegando ao fim. No entanto, a conclusão da adequação do prédio para abrigar o que deve ser o maior museu de arte da cidade não deve significar que o público verá o resultado dos trabalhos tão rapidamente. O Museu de Arte Contemporânea da Usp só deve concluir sua mudança dos dois prédios que ocupa atualmente – um na cidade universitária e outro no parque do ibirapuera – dentro de seis meses.

Mas, enquanto a Vila Mariana não ganha a honra de abrigar a mais completo acervo artístico no Brasil, os amantes de obras primas já podem sentir o gostinho da coleção. A equipe de curadores selecionou uma série de obras que reacendem a discussão sobre o papel dos museus frente às obras de arte contemporânea.

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo decidiu apresentar esta questão ao público da forma mais direta possível: permitindo a visita aos objetos e instalações em seus estágios de conservação e restauro. Na exposição em constante mutação o público poderá acompanhar os trabalhos e discussões da equipe do museu e artistas, cientistas, curadores e técnicos em conservação de outras instituições que vão auxiliar na solução para questões específicas de cada trabalho. Poderá, ainda, participar do debate que envolve o trabalho de colecionar, estudar, preservar e exibir a produção artística contemporânea.

Nos 19 trabalhos apresentados, o público vai poder conferir, por exemplo, a discussão com a artista Anna Barros sobre a possível substituição de uma manta de látex em sua obra, a troca de resistências rompidas e a limpeza da parafina na obra de Edgar Racy, o conserto de um motor na obra de Bill Lundberg e a limpeza e a reconstituição do suporte das obras de León Ferrari, entre tantos outros procedimentos.

O objetivo, segundo o Museu, é ser fiel ao seu espírito público e universitário – voltado para a pesquisa de sua coleção. É por isso que os trabalhos serão expostos ainda “em obras”, em processo de recuperação.

 

A exposição Mac em obras foi inaugurada esta semana e fica em cartaz até 27 de novembro no Mac Usp Ibirapuera (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, terceiro piso – prédio da Bienal, com entrada pela rampa lateral). É possível estacionar no Parque do Ibirapuera, em zona azul. A mostra pode ser visitada de terça a domingo das 10 às 18 horas, com entrada franca. Outras informações: 5573.9932 ou pelo site www.mac.usp.br.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados