Transporte
Obras da linha Ouro-17 estão paralisadas, admite metrô
Depois da linha Amarela, que liga a região do Morumbi ao centro da cidade e que deveria ter sido concluída em 2014, para a Copa do Mundo no Brasil, agora foi a vez de o metrô anunciar a paralisação das obras da Linha 17 – Ouro do metrô. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo esta semana. O metrô teria interrompido os contratos vigentes por conta do ritmo lento e atrasos no cronograma da obra.
A linha Ouro seria uma das que traria benefícios diretos à população da região, conectando o Aeroporto de Congonhas à malha metroviária, mas com ramal projetado com a estação Jabaquara do metrô. A ligação com o aeroporto se daria por trajeto também pela Avenida Jornalista Roberto Marinho, em elevado, mas no trecho em que a avenida não está sequer concluída.
No projeto original, além dos 17,7 km de vias elevadas e das 18 estações, a Linha 17-Ouro terá um pátio de manutenção e uma frota de 24 trens. A execução das obras, de acordo com o Governo do Estado, teria sido dividida em três trechos: o primeiro, em obras na Avenida Jornalista Roberto Marinho, terá 7,7 km de extensão e possibilitaria a conexão entre o Aeroporto de Congonhas e a rede metroferroviária por meio da Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Somente neste trecho a previsão é transportar 97,8 mil passageiros por dia, em média.
Para as demais duas etapas – incluindo aquela que ligaria a estação Jabaquara ao ramal já existente – nunca foi divulgado nenhuma estimativa de prazos para início ou conclusão das obras.
Copa
Quando as obras da linha ouro foram iniciadas, o objetio anunciado foi o de concluir ao menos a ligação entre Aeroporto e malha metroviária antes da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Porém, ainda em novembro de 2012 o Governo do Estado admitia que a obra não seria concluída a tempo do mundial.
Na época, entretanto, o governo alegou que os atrasos e a redução no ritmo da obra se explicavam pelo fato de o Estado do Morumbi ter sido descartado como sede do mundial em São Paulo.
Em outubro de 2014, o governador Geraldo Alckmin fez uma visita às obras da Linha Ouro, que é construída em monotrilho suspenso.
Na época, elogiou o ritmo da obra. “Temos hoje 1.200 trabalhadores na obra física, mais aqueles que estão trabalhando na construção dos trens. Nós vamos interligar o aeroporto ao sistema metroferroviário por meio da Linha 17, indo até a estação Morumbi, que fica àmargem do Rio Pinheiros,” explicou Alckmin.
No projeto completo, há previsão para 18 estações ao longo do trajeto, sendo quatro delas interligadas com outras linhas do Metrô e da CPTM.
No final do ano passado, o Governo anunciou que o orçamento de 2016 contemplaria investimentos em mobilidade.
Segundo o governo, a ampliação das linhas e a modernização dos trens do Metrô absorverão ao longo do ano mais de R$ 3,1 bilhões, distribuídos em compra de equipamentos e continuidade das obras das Linhas 2-Verde (R$ 40 milhões), 4-Amarela (R$ 384 milhões), 5-Lilás (R$ 1,4 bilhão), Linha 15-Prata (R$ 654 milhões) e 17-Ouro (R$ 519 milhões), além de R$ 163 milhões direcionados para a modernização e recapacitação das linhas já implantadas.