Siga-nos

Urbanismo

Obra do metrô na Vila Clementino vai varar a madrugada e gerar barulho

Publicado

em

Para que se cumpra o cronograma das obras do prolongamento da Linha 5 – Lilás (Largo Treze-Chácara Klabin) haverá barulho durante a madrugada na Vila Clementino e Vila Mariana. A informação foi confirmada esta semana pela assessoria de imprensa do Metrô, questionada pelo jornal São Paulo Zona Sul.
A conclusão está prevista só para 2015, mas o metrô garante que os trabalhos em três turnos, ocupando as 24 horas diárias, serão inevitáveis. “Não há obras de metrô em todo o mundo que não gerem alguns transtornos, porém o Metrô não poupa esforços para mitigá-los”, alega a empresa, ponderando que o novo trecho beneficiará 770 mil usuários por dia, que é a demanda prevista.
Na semana passada, o jornal O Estado de S. Paulo publicou reportagem mostrando que os moradores de bairros como Santo Amaro, Brooklin e Moema já estão reclamando do barulho produzido não só por britadeiras, mas até por conversa dos operários. A vizinhança também se queixa de rachaduras provocadas pelo tráfego de caminhões e britadeiras. As pessoas ouvidas pelo jornal relataram já ter procurado o PSIU, órgão da Prefeitura que coíbe abusos de poluição sonora na cidade, mas foram informados de que não é possível fiscalizar obras públicas.
Entretanto, ainda segundo O Estadão, o Ministério Público do Estado já iniciou um inquérito civil sobre o nível de som emitido. Especialistas disseram que é possível processar a Companhia do Metropolitano por danos morais e também por danos materiais, no caso de rachaduras das casas.

 

 

 

Empresa também comenta outras queixas de leitores

 

A assessoria também respondeu a denúncias de leitores do jornal SP Zona Sul relacionadas ao vazamento ininterrupto de água na esquina da Rua Santa Cruz com a Professor Tranquili. Segundo o metrô, a referida água é proveniente do rebaixamento do lençol freático e passa pela Estação de Tratamento de Efluentes – ETE. “Só após análise química e física, é que a água é descartada para o sistema de águas pluviais da Prefeitura de São Paulo”, alega a empresa.
Com relação à reclamação de extinção do ponto de ônibus junto à estação Santa Cruz, com início das obras no local, o Metrô também informa que houve a necessidade do remanejamento do ponto de ônibus da esquina da Rua Domingos de Moraes com a Rua Pedro de Toledo para o início das obras da futura estação Sta. Cruz – Linha 5 Lilás. Segundo a empresa, exatamente nesse local será construído o acesso principal da nova estação.

 

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Ben

    12 de fevereiro de 2013 at 10:40

    O nivel de barulho da estacao Chacara Klabin e inaceitavel!!!

  2. Vera

    6 de abril de 2013 at 14:39

    Não esta fácil! A barulheira é infernal! Eu moro num local super silencioso da Vila Clementino. Durmia maravilhosamente bem até a semana passada. Motivo principal de morar lá. Estou exausta!
    Se começassem a trabalhar a partir das 5h da madrugada tudo bem, mas varar a noite toda está insuportável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados