Siga-nos

Comunidade

O que será feito em seu bairro no próximo ano?

Publicado

em

A cidade tem muitos problemas e há muitos avanços a conquistar. Mas, dentro de um cronograma possível e com as verbas disponíveis para cada Subprefeitura, o que deveria ser priorizado? A população pode participar deste debate e acompanhar a definição de metas para 2015, participando de audiências públicas que serão realizadas ou neste sábado, 30 de agosto, ou em 6 de setembro.
Na Subprefeitura do Ipiranga, a discussão acontece neste sábado. Já nas subprefeituras de Vila Mariana e Jabaquara, o encontro ficou agendado para o próximo sábado, 6. Previstas em lei, as audiências integram o Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento (CPPO) 2015, iniciado em 16 de junho.
Os conselhos participativos municipais já debateram a priorização de projetos para que fosse avaliada a viabilidade de sua inclusão no orçamento do próximo ano. O mesmo aconteceu com os temas transversais, e o resultado foram três projetos prioritários por subprefeitura e um por agenda transversal.
Depois que estas demandas foram organizadas, cinco debates temáticos foram organizados, para que as pastas apresentassem os diagnósticos e o planejamento nos quais basearam as decisões sobre orçamento, e também discutissem a viabilidade de inclusão dos projetos priorizados na peça orçamentária em construção.
As audiências dos próximos dias representam a terceira etapa desse processo,: toda a população poderá participar para conhecer e debater os projetos priorizados.
O objetivo é abrir ao público, de forma transparente e participativa, a discussão a respeito da proposta orçamentária que será enviada para a Câmara Municipal até 30 de setembro.
Datas e endereços:
30/08 – Subprefeitura do Ipiranga, das 9h30 às 12h30, no Auditório da Subprefeitura de Ipiranga – Rua Lino Coutinho, 444)
06/09 – Subprefeitura do Jabaquara, das 9h30 às 12h30 no CEU Caminho do Mar – Av. Engº Armando de Arruda Pereira, 5241 – térreo – Auditório Redondo.
06/09 – Subprefeitura de Vila Mariana, das 9h30 às 12h30, no Auditório do Colégio Santa Amália – Av. Jabaquara, 1673.

 

Parques elegem integrantes para Conselho Gestor

Alguns já foram até empossados, outros ainda podem se inscrever para disputar uma das vagas como integrantes do Conselho Gestor dos Parques Municipais. Ao todo, são 53 parques municipais e as eleições vão até dia 28 de setembro, promovidas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O mandato terá duração de dois anos, contados a partir da posse oficial dos conselheiros.
Os conselheiros já eleitos entre junho e agosto, tomaram posse esta semana. “O subprefeito é o olho do prefeito na ponta da cidade que é onde aparecem os problemas efetivamente. O administrador também é o olho da Secretaria no parque e vocês são os dois olhos. O olho da população, da sociedade e o olho da administração. Sem vocês, conselheiros, não vamos fazer uma gestão a contento. É preciso que vocês entendam o parque como uma extensão do público e de bem comum do público”, disse o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento, durante a cerimônia de posse.
As inscrições dos candidatos vão até 16 de setembro, de acordo com as datas das eleições, e devem ser feitas de domingo a quinta-feira, das 9h às 16h, na administração do parque que o cidadão tem interesse em atuar.
Parques da região
Apenas dois parques da região estão definindo seu Conselho Gestor. Um deles é o Parque Lina e Paulo Raia, mais conhecido como Parque da Conceição, na Rua Volkswagen, ao lado da estação Conceição do metrô. Lá, as eleições vão acontecer no dia 7 de setembro e as inscrições para participar se encerraram na terça, dia 26.
Vão até segunda-feira, dia 1, as inscrições para os interessados em participar do Conselho Gestor da Casa Modernista, que tem uma das poucas áreas remanescentes da Mata Atlântica na região e ainda abriga um patrimônio arquitetônico tombado como bem histórico da cidade: a primeira casa construída em estilo modernista no país. As eleições vão acontecer no dia 13 de setembro.
Além da documentação necessária, o candidato também deverá apresentar uma carta de intenção, explicando a razão pela qual deseja fazer parte do conselho e, residir ou trabalhar na área de abrangência do equipamento escolhido. É preciso apresentar RG, CPF, uma foto 3×4, comprovante de residência e carta de intenção.
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é fomentar a participação da comunidade na discussão das políticas públicas, com enfoque nas questões socioambientais e assim contribuir para a elaboração de planos de desenvolvimento sustentável em âmbito municipal.
Os conselhos gestores são constituídos por, no mínimo, oito membros titulares e respectivos suplentes: quatro da sociedade civil, um representante dos trabalhadores e três funcionários do Poder Executivo.

 

Conselheiros para o parque da Casa Modernista serão eleitos em 13/09. Inscrições para candidatos terminam dia 01/09

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados