Siga-nos

Meio ambiente

O que são plantas não convencionais?

Publicado

em

Industrialização tem provocado perda de identidade cultural em comunidades que consumiam hortaliças encontradas regionalmente

Há uma preocupação hoje no país, no poder público, em diversas esferas, em recuperar o hábito da população em consumir as chamadas “plantas não convencionais”. Como o nome já indica, são aquelas hortaliças, tubérculos e outros vegetais que não são plantados pela agricultura tradicional, em larga escala, mas que sempre foram consumidos e faziam parte da alimentação da população brasileira.
Atualmente, o cultivo destas plantas tem diminuído em todas as regiões do país, seja em áreas urbanas ou rurais, e em todas as classes sociais. Especialistas avaliam que se trata de resultado da globalizaçãom com crescente uso de alimentos industrializados, o que empobrece o padrão alimentar dos brasileiros, além de representar a perda de características culturais e de identidade com o consumo de alimentos locais e regionais. Vale ainda destacar que o consumo de industrializados representa maior gasto de matéria prima, energia na produção e no transporte, além de alta geração de resíduos.
Um dos projetos em andamento é da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e visa a tornar acessíveis as informações agronômicas e nutricionais destas hortaliças, com o intuito de fomentar a produção, o consumo e a comercialização.
Estão sendo estudadas espécies como almeirão-de-árvore, amaranto, bertalha, caruru, jambu, ora-pro-nobis, peixinho, taioba, vinagreira, capuchinha, cará-do-ar, chuchu-de-vento, physalis…
Após colhidas, as hortaliças são selecionadas, sanificadas e preparadas. Parte das amostras é destinada a análises físicas e químicas, enquanto outra parte será utilizada em estudo da vida útil sob sistema de armazenamento natural e refrigerado.
Como estas plantas não estão organizadas enquanto cadeia produtiva propriamente dita, não despertam o interesse por parte de empresas de sementes, fertilizantes ou agroquímicos.
Em São Paulo, a Escola Municipal de Jardinagem, no Parque do Ibirapuera costuma promover palestras periódicas sobre o tema, orientando a população a desenvolver o plantio doméstico destas plantas. A Escola fica na Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7A – Parque Ibirapuera. Atende de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Site: prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem. A secretaria de cursos também atende pelo telefone 5574-0705.

 

Capuchinha
A flor era muito consumida em saladas e outros alimentos. Projetos querem recuperar hábito

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados