Siga-nos

Meio ambiente

O Que pode ser reciclado?

Publicado

em

A entrega de novos caminhões e a recente entrega de uma central mecanizada de triagem em Santo Amaro vão aumentar consideravelmente a capacidade de separação dos materiais que são destinados pela população à coleta seletiva. A concessionária Ecourbis Ambiental, responsável pelo serviço nas zonas sul e leste de São Paulo, avalia que a participação da população na destinação dos recicláveis deve crescer gradativamente.
Para participar, é preciso saber algumas coisas. Em primeiro lugar, no site da empresa – www.ecourbis.com.br é possível descobrir a data e o horário em que a coleta é feita em sua rua. Basta colocar o CEP da via para se informar tanto sobre o horário da coleta regular quanto da diferenciada (seletiva). A informação também pode ser obtida pelo telefone 0800-772-7979.
Depois, passe a separar em seu cotidiano materiais: diferentes tipos de papel incluindo cartonado (caixas, embalagens, papel de presente, jornais, revistas, papel de impressão…), plásticos (garrafas pet, embalagens de produtos cosméticos e de limpeza, plástico filme), metais (latas de alumínio, tabuleiros de alumínio, latas de conservas, embalagens de aerosol), e até mesmo as chamadas ECAL (Embalagens Cartonadas de Alimentos) que são as embalagens longa vida (leite, sucos etc). Basta então acondicionar corretamente o material separado e colocar nas datas e horários especificados.
Não devem ser encaminhados à coleta seletiva domiciliar lâmpadas, porcelanas e cerâmicas, panelas usadas, talheres que misturam materiais como plástico e madeira, caixas de madeira, latas de materiais tóxicos, papel carbono, espelhado, plastificado, de fax ou de fotografias; nem mesmo aqueles que contenham restos de alimentos. Também o acrílico não passa pela triagem da central mecanizada.
Como a central mecanizada dispõe de equipamentos de ponta que fazem leitura balística e ótica dos artigos encaminhados, além de contarem com equipes de catadores preparada para fazer a separação e materiais em esteiras, os itens inapropriados são rejeitados. O ideal, entretanto, é participar de forma consciente evitando o envio de material inadequado à coleta seletiva.
Mais importante ainda, é sempre válido alertar, é preocupar-se com a redução dos resíduos, combatendo o desperdício, reaproveitando embalagens na medida do possível e praticando o consumo consciente.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados