Siga-nos

Artigo

O que é a Taxa Selic e como ela afeta o seu dinheiro?

Publicado

em

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.

É a taxa básica de juros da economia brasileira, que afeta todas as outras taxas de juros no Brasil, como taxas de empréstimos, financiamentos e até mesmo retornos de investimentos financeiros.

Para explicar a taxa Selic, é preciso voltar às necessidades básicas de qualquer governo: ter dinheiro para investir e quitar dívidas.

Embora a principal forma de arrecadação seja por meio de impostos, outra forma de arrecadar fundos é por meio de empréstimos – por exemplo, por meio da dívida nacional.

Títulos do Tesouro são certificados de dívida emitidos e vendidos pelo próprio governo por meio de sistema especial de liquidação e custódia (Selic, lembra?).

É basicamente o Governo pegando dinheiro emprestado para arcar com suas despesas e ao devolver esse dinheiro no prazo estabelecido, esse valor é acrescido de juros.

Em alguns títulos, como o Tesouro Selic, o valor desses juros é exatamente o valor da taxa Selic.

Sabendo disso, nós podemos “emprestar” parte do nosso capital acumulado ao longo dos anos ao Tesouro Nacional em troca de segurança e rentabilidade, visto que os títulos públicos são mais seguros e rentáveis que a poupança ou conta corrente.

A única coisa que precisamos prestar bastante atenção é no vencimento desses títulos, ou seja, quando o governo irá te devolver o valor emprestado, acrescido de juros.

Com isso em mente, podemos nos planejar e definirmos os melhores prazos e vencimentos para nossos investimentos.

Siga: renanfreitasl

Renan Freitas, CFEd®
(Certified Financial Educator)
Siga em instagram.com/
focanoaporte

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados