Siga-nos

Problemas na região

Novos pontos de ônibus chegam à região

Publicado

em

Desde que a Lei Cidade Limpa foi implantada, há seis anos, já estava prevista a renovação de relógios de rua e pontos de ônibus. Qual a relação entre estes dois temas? Além de criar um visual mais moderno, a troca do mobiliário urbano também permitiria a publicidade – que foi banida com a proibição de outdoors e letreiros – de forma ordenada e com recursos destinados aos cofres públicos. Só agora, entretanto, esta segunda etapa da lei está finalmente sendo implantada. Ainda no final de 2012, Kassab apresentou os novos abrigos em alguns endereços do centro. Mas foi em abri de 2013 que eles efetivamente passaram a ser substituídos.

A lei autorizando publicidade nos pontos e relógios é de 2011. As empresas concessionárias contratadas para instalar e manter abrigos e relógios poderão explorar a publicidade, como contrapartida. Entretanto, os pontos de ônibus não estão sendo colocados em toda a cidade – e sim nas vias mais movimentadas e de maior visibilidade para os anunciantes – e têm sido criticados pelo material utilizado. Feitos de vidro, eles não protegem os passageiros de ventos e nem do sol. Chuvas fortes também resvalam sob a cobertura.

Na Avenida Jabaquara, por exemplo, entre a Avenida Casemiro da Rocha e a Alameda das Boninas, dois pontos de concreto foram demolidos para dar lugar à novidade (foto). Mas as novas coberturas foram consideradas bem mais frágeis pelos usuários.

Também já estão sendo instalados os relógios digitais de rua, em grandes avenidas, como a Indianópolis, no Planalto Paulista.  Além da hora exata, os novos modelos de relógios digitais também trarão informações sobre temperatura e qualidade do ar. A previsão é que até o final do ano mil equipamentos estejam em funcionamento.

A troca dos antigos modelos dos relógios pelos novos é feito através de consórcio Hora de São Paulo formado pelas empresas JCDecaux e Publicrono.

A licitação foi realizada no segundo semestre de 2012 para exploração do Mobiliário Urbano – Relógios Digitais, realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras. Os novos equipamentos terão a hora sincronizada via GPS, a temperatura do local onde está instalado e a qualidade do ar – informação disponibilizada pela CETESB. Os relógios também irão fornecer informações de utilidade pública em tempo real. Desta forma, o equipamento pode se tornar um canal de comunicação para a população.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados