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Novo superintendente do IPEM quer facilitar denúncias sobre irregularidades de produtos

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O botijão de gás pode ter o peso errado. A tomada elétrica pode estar com especificações técnicas que gerem risco a sua casa ou escritório. A balança da padaria ou do supermercado que estiver descalibrado gera prejuízo ao consumidor. Ou o rolo de papel higiênico que não tem a metragem prometida na embalagem… São inúmeras as formas de prejuízo que o consumidor pode sofrer se o peso ou a medida de produtos e serviços oferecidos estiverem sendo apresentados de forma equivocada ou enganosa. É para checar constantemente estes números que existe o IPEM – Instituto de Pesos e Medidas, uma autarquia ligada à Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo. Com sede na Rua Santa Cruz, o IPEM é também o órgão delegado do Inmetro em São Paulo, ou seja, é ali que são feitas as checagens de todas as definições de medidas e padrões estabelecidos por normas técnicas que garantem não só a qualidade do que o consumidor está levando para casa, mas também a segurança oferecida pelos produtos.

Há exatos três meses, o Ipem está sob novo comando. E a população da região já conhece Alexandre Modonezi, o novo superintendente que está em busca de várias novidades que possam representar facilidades para o acesso do consumidor paulista aos serviços prestados pelo IPEM, foi chefe de gainete e depois tornou-se titular da Subprefeitura de Vila Mariana em 2008. Esta semana, Modonezi esteve em visita à redação do jornal São Paulo Zona Sul não apenas para falar dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos e dos planos para o futuro do IPEM, como também para estreitar a relação com a imprensa regional e abrir as portas do órgão para as demandas da comunidade local.

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Por exemplo: basta acessar o site www.ipem.sp.gov.br e checar se a van que transporta seu filho à escola está com a vistoria técnica em dia. Ou se o táxi que o levou para o Aeroporto está com o taxímetro calibrado. “E em breve vamos disponibilizar um aplicativo para que qualquer pessoa possa fazer esta checagem também pelo celular, ali mesmo, na via pública”, explica Alexandre Modonezi.

Há algumas dicas que podem facilitar a vida de quem quer ter certeza de que o Ipem agiu para evitar erros – propositais ou não. A primeira é sempre procurar o selo de calibração em dispositivos como o taxímetro ou a balança do restaurante por quilo, da quitanda, da padaria, do supermercado. “Este lacre é garantia de que o equipamento passou por checagem”, explica o superintendente do IPEM.

Outra dica é tomar cuidado na hora de fazer compras. A marca do Inmetro deve estar nos produtos adquiridos – de um brinquedo a uma panela de pressão ou cadeira de plástico, passando por capacetes de moto, cadeiras de carro para crianças etc. Roupas devem ter etiquetas com a padronização correta também estabelecida pelo IPEM.

Pão francês

Um dos principais motivos de queixas no IPEM sempre foi o pão de sal – o tradicional e famoso pãozinho francês. Engana-se quem pensa que isto mudou quando a cobrança deixou de ser feita por unidade e passou a ser considerado o peso total vendido ao consumidor.

“As pessoas se queixam da inexistência de placas advertindo para o preço do quilo, sobre a balança utilizada, sobre o fato de a embalagem ser pesada junto com os pãezinhos”, conta Modonezi.

São igualmente frequentes, segundo o superintendente, as denúncias de bombas de combustível que cobram errado do consumidor. O IPEM não verifica a qualidade do combustível, mas a precisão das bombas. “O consumidor muitas vezes observa que a capacidade do seu carro é de 60 litros mas, na hora em que foi encher o tanque houve cobrança de 65 litros”, diz ele.

Os postos de gasolina passam por vistorias duas vezes por ano, para evitar este tipo de problema, mas ainda assim podem ocorrer problemas e por isso o IPEM acompanha as denúncias feitas por compradores.

As multas aplicadas pelo IPEM dependem do tipo de infração e dolo causado e, por isso, podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão. O órgão, aliás, conta com denúncias feitas pela população. O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 

Alexandre Modonezi, superintendente do IPEM-SP (foto à esquerda) esteve esta semana na redação do jornal SP Zona Sul e explicou como trabalham os técnicos checando qualidade dos produtos (acima)

 

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