Siga-nos

Saúde

Nova UPA no Jabaquara tem pediatria, clínica geral e ortopedia 24 horas

Publicado

em

Clínico geral, cirurgião, pediatra e ortopedista estarão disponíveis para uma população estimada de 300 mil pessoas, 24 horas por dia, na nova Unidade de Pronto Atendimento Vila Santa Catarina, inaugurada junto ao antigo Hospital Santa Marina, no Jabaquara. O posto foi inaugurado no último sábado, 24, com a presença do prefeito Fernando Haddad.
“Em alguns meses o hospital inteiro será entregue, cem por cento SUS [Sistema Único de Saúde] e em parceria com o Albert Einstein, com o que tem de melhor em termos de equipamentos, profissionais e instalações”. Mas, para quem achava que o hospital seria totalmente entregue em maio, Haddad deu uma notícia mais modesta. “Em maio serão os primeiros leitos na área de maternidade, uma demanda muito forte da região. Na sequência os demais leitos”, disse.
De acordo com a Prefeitura, o hospital geral só estará em pleno funcionamento no final do segundo semestre de 2015, com 170 leitos para atendimento geral, 60 especializados e 30 de UTI.
UPA
A nova UPA é preparada para resolver grande parte de casos urgentes, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. De acordo com o Ministério da Saúde, nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade, sem necessidade de intervenção hospitalar.
“Quando chega o paciente, ele passa pelo técnico de enfermagem e pelo enfermeiro, que vão classificar o paciente de acordo com o problema. Chama-se classificação de risco e é importante para salvar vidas. É a maior inovação. Teremos uma organização que prima pela humanização”, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que também participou da inauguração.
No atendimento na UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação. A capacidade da UPA Vila Santa Catarina é de atender 500 pessoas por dia.
A nova UPA deve desafogar a o Hospital Municipal Arthur Ribeiro Saboya (Jabaquara). A unidade tem área de 3.000 metros quadrados: no térreo, a área de emergência com dois leitos para recepção e estabilização de pacientes, um leito para isolamento adulto e quatro leitos para semi-intensiva de adultos. A pediatria terá quatro leitos de observação e um de isolamento. No primeiro andar, a unidade tem seis leitos de observação. Na UPA também serão feitos exames laboratoriais e de raio-x.
A unidade contará com 15 médicos e equipe de 190 funcionários, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes administrativos, assistentes sociais, psicólogo e farmacêutico. O atendimento n é informatizado.

 

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. luciana Souza andrade

    3 de março de 2015 at 6:15

    Qui bom qui agora tem um hospital maravilhoso santa Catarina eu sestou

  2. Creusa Mara

    28 de setembro de 2020 at 16:40

    Sou auxiliar de enfermagem,moro aqui na Bela Vista.Em outubro pego o coren de técnico de enfermagem.Voces recebe currículo na porta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados