Siga-nos

Meio ambiente

Nova técnica pode recuperar rio tietê

Publicado

em

O Rio Tietê tem sua nascente na cidade de Salesópolis, na região metropolitana de São Paulo, onde é limpo e apresenta variedade de microorganismos que garantem vida a ele. Só ao cruzar a capital, torna-se poluído e inóspito. “No entanto, essa diversidade encontrada no início do curso do Tietê se restabelece cerca de 150 quilômetros adiante, na região de Piracicaba, e se mantém até a foz, no Rio Paraná. Isso demonstra que o rio possui capacidade de se recuperar após sofrer os efeitos da poluição”, conta o professor Welington Luiz de Araújo, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP).
Desde 2013, o professor desenvolve uma pesquisa que revela a possibilidade de aplicação de medidas que poderão despoluir as águas contaminadas por metais pesados e agroquímicos. O estudo mostra que algumas bactérias e fungos reagem contra os poluentes e fazem com que a água volte a ter boa qualidade, podendo ser usada para nadar e até pescar.
A proposta de Araújo é usar esses microrganismos na água poluída, antes que ela seja escoada para o rio. A nova técnica de tratamento poderá ser reaplicada, evitando não só a poluição do Tietê, mas também de outros rios.
Nas áreas mais poluídas, os pesquisadores identificaram espécies de bactérias resistentes a metais pesados. “Pesquisas mais detalhadas poderão levar à utilização dessas bactérias em processos de remediação de áreas contaminadas”, disse o professor. “A ideia não é jogar essas bactérias de volta ao rio, mas usá-las em estações de tratamento de esgoto em etapas anteriores à chegada dessa água ao curso do rio”, explica.
Outra importante linha da pesquisa identifica bactérias que degradam agroquímicos, “já que na parte anterior à Grande São Paulo há um cinturão verde, com grande quantidade de produtores rurais”.

 

A 150km da capital
O Rio recupera sua qualidade após sofrer efeitos da poluição

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. MARIO T. YOKOYAMA

    23 de novembro de 2021 at 11:22

    Rio Tietê, Rio Pinheiros e Tamanduateí despoluidos proporcionaria aos paulistanos a tranquilidade a paz na alma e a certeza que estamos respeitando e cuidando da mãe natureza e o futuro dos nossos netos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados