Siga-nos

Trânsito

Nova faixa exclusiva de ônibus gera polêmica

Publicado

em

Comerciantes do corredor formado pela Rua Domingo de Moraes e Avenida Jabaquara estão preocupados. Pais que têm seus filhos em grandes colégios localizados nas mesmas vias também. A faixa exclusiva para ônibus, que já funciona parcialmente desde 23 de abril, vai se estender pelo corredor e deve dificultar a vida de quem frequenta o comércio local ou de quem quer deixar as crianças na porta da escola usando carro.
A CET não confirma a data exata em que a nova faixa vai ser implantada, mas nos últimos dias a sinalização já foi modificada, com redesenho das faixas de rolamento no solo e modificação das placas horizontais. A Zona Azul, por exemplo, deixará de funcionar em várias áreas de concentração de comércio.
Questionada, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) informa que a mudança visa a dar prioridade o transporte público de passageiros, com vistas à segurança e a mobilidade na cidade. Nesse sentido, avalia que a implantação da faixa exclusiva para ônibus nas ruas Vergueiro e Domingos de Moraes e nas avenidas Jabaquara e Prof. Noé Azevedo é de grande importância para aumentar a velocidade dos coletivos na região e, em consequência, reduzir o tempo de viagem dos cerca de 815 mil passageiros transportados em 1.046 ônibus e microônibus, das 96 linhas que circulam nessas vias diariamente.
O início da operação dessa faixa exclusiva ainda não tem data definida.
A primeira fase da implantação da faixa exclusiva na rua Domingos de Moraes aconteceu em 23 de abril de 2011 e se estendeu da rua Dr. Tyrso Martins até a rua Afonso Celso. Segundo a SMT, o tempo médio de viagem dos coletivos registrou uma queda de 19%, equivalente a uma redução de 20 minutos. Um exemplo é a linha 5290/10- Pça J. Mendes/Divisa de Diadema, que passou a fazer a viagem em 79 minutos ante 98 minutos gastos antes da implantação da faixa.
Horário parcial
A Secretaria explica que a faixa não funcionará o dia todo, mas sim em horários de pico. Pela manhã, os ônibus terão exclusividade na pista da direita entre 6h e 9h e, à tarde, das 17h às 20h. Nos demais horários, o tráfego nas ruas e avenidas envolvidas será compartilhado com os demais veículos, inclusive com estacionamento, conforme sinalização de trânsito implantada no local.
A CET informa que, com a ampliação da faixa exclusiva de ônibus à direita nas ruas Vergueiro e Domingos de Morais e na avenida Jabaquara, serão transferidas 31 vagas de Zona Azul, sendo 11 vagas exclusivas para pessoas com deficiências físicas (DEFIS) e 20 para idosos, para as vias transversais. Com isso, serão criadas 31 vagas convencionais de Zona Azul ao longo do corredor da Domingos de Morais e Jabaquara.
Com a ampliação do corredor exclusivo na Rua Domingos de Morais e Jabaquara, nos trechos de pista dupla, o horário de funcionamento da Zona Azul será reduzido em duas horas no período da manhã e da tarde. No trecho do corredor localizado entre a Rua Sena Madureira e a Avenida Irere (sentido centro), em que o horário de funcionamento da faixa exclusiva será no período da manhã, das 6h00 às 9h00, a Zona Azul passará a funcionar das 9h00 às 19h00. No sentido bairro, entre a Rua Senna Madureira e a Rua Panamericana, a faixa vai funcionar no horário de pico da tarde, das 17h00 às 20h00, e a Zona Azul continuará funcionando entre 7h00 e 17h00. Lembramos que o horário da Zona Azul naquelas vias é das 7h00 às 19h00
Na Rua Domingos de Morais, entre a Rua Estela e a Rua Madre Cabrini, não haverá mudança no horário de funcionamento da Zona Azul em vigor atualmente, que continuará funcionando das 9h00 às 17h00. No horário que irá funcionar a faixa exclusiva, das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00, já existe regulamentação de proibição de estacionamento, portanto não serão feitas alterações.
Na Rua Vergueiro, sentido centro, entre a ruas França Pinto e Nicolau de Souza Queiros, não haverá mudança na regulamentação de estacionamento, pois nesse trecho já é proibido estacionar de 2ª a 6ª das 6 h às 21 h e sábado das 6h00 às 1400 h. A operação da faixa exclusiva será das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00.
A CET não respondeu aos questionamentos feitos sobre o esquema de embarque e desembarque de alunos nos Colégios Arquidiocesano, Nossa Senhora do Rosário e Santa Amália, que serão afetados especialmente durante a entrada do turno matutino e saída do vespertino.

 

Sinalização já foi modificada e CET confirma a ampliação da faixa exclusiva para ônibus ao longo do corredor Domingos de Moraes/Jabaquara, mas diz que data ainda não foi definida

Advertisement
4 Comentários

4 Comments

  1. Luciane

    27 de novembro de 2012 at 22:00

    Prezados senhores,
    Gostaria de saber como deixaremos nosso filhos no Colégio se não teremos locais com segurança para estacionar. Eu mesma já quase fui atropelada dentro do meu carro por um onibus em alta velocidade que saía da Av. Domingos de Morais e entrava na Rua Santa Cruz. E imagina quando a faixa for deles e só deles. Vão atropelar os carros, os pais e as crianças. Tenho muito medo do que isso possa vir a causar. Hoje um onibus atropelou um ciclista. Menos um ser vivente e mais um na estatística de mortos pela violência no trânsito. Crianças saem correndo, soltam das mãos, não prestam atenção ao atravessar as ruas, se distraem ao entrar no carro, abrem a porta na h0ra errada, enfim, são crianças e necessitam de segurança em seu local de vida e estudo!!! Pensem nisso e dêem uma resposta aos pais e não só ignorem a situação como se isso não fosse nada e não fosse importante.

  2. Daniel

    11 de abril de 2013 at 17:21

    Tem que fazer isso mesmo, dificultar ainda mais a vida de quem não quer pegar transporte coletivo por luxo

  3. Fabio

    29 de abril de 2013 at 10:19

    Um corredor de ônibus que vem em boa hora. Apenas discordo do horário de exclusividade. Para mim, deveria ser até as 10:00hs no período matutino e a partir das 16:00hs no vespertino.

  4. Walter

    19 de julho de 2013 at 14:15

    Daniel (11 de abril de 2013 às 17:21)
    Como se a faixa de ônibus fosse resolver o problema do transporte público de SP.
    O que você prefere:
    Pegar um ònibus lotado com gente pendurada pela janela com um empurra empurra ou ficar sentado no conforto do seu carro com o ar-condicionado ligado ?

    Aposto que se você tivesse condições de ter um carro, duvido que não abandonaria esse fracassado transporte público paulista !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados