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Nova estação Santa Cruz terá 15 mil m2

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Campo Belo, Moema, Vila Clementino, Chácara Klabin. Em qualquer desses bairros, onde houver um canteiro de obras de expansão da Linha 5 – Lilás – do metrô, há imagens impressionantes. Interdições de trânsito que invadem trechos de rua, equipe imensa de funcionários – no total, são mais de cinco mil – caminhões circulando ao redor, equipamentos gigantescos.
Na esquina das ruas Pedro de Toledo e Domingos de Moraes, por exemplo, está sendo construída uma segunda estação Santa Cruz, que será interligada à já existente, da linha azul. Quem olhar a obra de cima, o que pode ser feito a partir do estacionamento do shopping vizinho, verá que uma surpreendente cratera foi aberta para a abertura dos túneis: são mais de 50 metros de profundidade.
Impressiona também o tamanho do prédio que está sendo construído ao lado desta abertura dos túneis, com pelo menos quatro andares em estrutura gigantesca de concreto.
A estação da linha azul contava, também, com um prédio sobre ela, usado até o início dos anos 2000 como estacionamento – era a interligação “automóvel-metrô”. Entretanto, o espaço foi cedido à iniciativa privada e se transformou em um shopping center.
Anos atrás, o shopping chegou a divulgar um projeto de expansão que atingiria até as plataformas da estação, com vitrines e acesso direto, o que foi descartado. Mas, isto fez com que leitores desconfiassem se o novo prédio em construção não poderá ser igualmente cedido, no futuro, à iniciativa privada.
Procurada, a Companhia do Metropolitano, através de sua assessoria de imprensa, negou.
A empresa informou que o prédio será utilizado exclusivamente pelo próprio Metrô e faz parte do conjunto de estruturas da estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás. O edifício vai abrigar as salas técnicas e operacionais, onde serão instalados todos os equipamentos e sistemas para o funcionamento da estação, além da infraestrutura para atender os funcionários.
O metrô ainda informou que a nova estação Santa Cruz ficará sob a Rua Pedro de Toledo, entre a Rua Machado Bitencourt e Av. Domingos de Moraes. Sua área construída será de 15.184 m² e estará a 50 metros de profundidade. Serão instalados cinco elevadores e 43 novas escadas rolantes para o acesso aos usuários. A previsão é que esta estação receba 138.000 passageiros/dia, quando estiver em operação.
Parque das Bicicletas
Outra região que desperta a curiosidade e constantes questionamentos de moradores da região da Vila Mariana é a do Parque das Bicicletas.
Localizado na esquina das avenidas Indianópolis e Ibirapuera, o Parque foi parcialmente interditado em 2012, há mais de quatro anos, portanto, por conta das obras de expansão da linha 5.
De acordo com o projeto, ali haverá um pátio subterrâneo de manobras e estacionamento dos trens, além de um poço de ventilação e saída de emergência.
Segundo a assessoria do metrô, foi utilizado o espaço mínimo necessário da área, de forma a manter o parque aberto aos usuários.
A previsão é de devolver o espaço ao público em 2017, em sua forma original, inclusive com replantio de árvores removidas.
A extensão da Linha 5 – Lilás, com 11,5 km, vai beneficiar mais de 780 mil passageiros por dia, ligando o Largo Treze (em Santo Amaro) à Chácara Klabin.
De acordo com o metrô, a previsão de conclusão das obras e início da operação do trecho prioritário (Adolfo Pinheiro – Brooklin) é para o segundo semestre de 2017, exceto estação Campo Belo e, em 2018, a operação total.

Obras na estação Santa Cruz demonstram a profundidade que terá a futura parada

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As maquetes eletrônicas mostram que a estação terá cobertura de vidro para aumentar a luminosidade, Haverá nada menos que 46 escadas rolantes e cinco elevadores para atender ao fluxo esperado de 138 mil pessoas por dia nos 50 metros de profundidade da estação, que também contará com salas administrativas em prédio em construção na esquina das ruas Pedro de Toledo e Domingos de Moraes

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