Siga-nos

Saúde

No fim de semana, Ibirapuera reúne orientação jurídica e avaliações de saúde

Publicado

em

Atividades físicas, programação cultural e de lazer completam programação gratuita dias 13 e 14

A marquise do Parque do Ibirapuera será ponto de encontro para quem quer lançar um olhar especial para a própria saúde. De atividades físicas a avaliações de saúde, várias atividades gratuitas marcam a celebração do Dia Mundial da Saúde, em um evento promovido conjuntamente pela Anhanguera Educacional e várias unidades do Rotary Club (Saúde, Nove de Julho, Parque do Ibirapuera, Sudeste, E-Club 4420, Sul, Novas Gerações e Aeroporto).

No sábado (13), haverá alongamentos, avaliação de flexibilidade, avaliação dos pés para identificar lesões em hipertensos e diabéticos e avaliação postural. Os casos que necessitarem de atenção especial serão encaminhados para tratamento. No local, estará ainda instalada uma Unidade Móvel de Extensão Comunitária, uma carreta de caminhão adaptada e transformada em um consultório que pode ser levado a qualquer região da cidade, onde será feitas avaliações odontológicas e orientações sobre prevenção do câncer bucal. A carreta é composta por consultório e salas de apoio para atendimentos feitos por alunos e professores do curso de Odontologia da Anhanguera UNIBAN, inaugurada há um mês realizando mais de 2.200 atendimentos em 5 horas de atividades em evento recente.

Alunos e professores de diversos cursos da Anhanguera UniABC farão aferição da pressão arterial, medição do índice de glicemia e IMC (Índice de Massa Corpórea), realização de testes de hepatite C, orientações nutricionais e o uso consciente do sal e do açúcar, entre outros testes na área da saúde.

Outro destaque será o estande de serviços jurídicos e de esclarecimento de dúvidas sobre financiamento e empréstimo bancário, economia doméstica, abertura de microempresa e declaração do Imposto de Renda, além da nova legislação dos empregados domésticos. Orientações sobre prevenção de acidentes domésticos, elaboração de currículo, entrevistas de seleção de emprego e criação de e-mail integram a programação.

Para o lazer e recreação do público haverá apresentações ao vivo de bandas e corais, oficinas de pintura facial, contadores de história, escritor de cartas, correio elegante e a “Árvore do Futuro”, onde crianças escreverão seus desejos, vontades e suas perspectivas do futuro em papel colorido, que serão fixados em uma árvore.

A ação termina no domingo (dia 14) com programação voltada à qualidade de vida e práticas esportivas, das 10h às 13h, com a realização de caminhadas e passeio ciclístico.

A coordenação geral do evento ficou a cargo da presidente do Rotary Saúde, Fernanda Rangel. “Nosso objetivo é  promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, conscientizando-as sobre a necessidade da realização de exames preventivos de saúde.” A expectativa, segundo Fernanda, é de realizar 5 mil atendimentos.

Serviço

O evento acontece na Marquise do Parque do Ibirapuera. A abertura oficial do evento contará com a apresentação da Banda Sinfônica do Exército, às 9h30 de sábado (13), dia em que as ações serão realizadas até as 16 horas com serviços na área de saúde, atividades culturais, de lazer e que promovem a cidadania. No domingo (14) acontecem atividades esportivas das 10h às 13h.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados