Siga-nos

Internet

No Facebook, milhares de brasileiros se declaram doadores de órgãos

Publicado

em

Nesta sexta, 27, é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. O Ministério da Saúde vem investindo na adoção de medidas para estimular a doação de órgãos no país e acredita que estão surtindo resultados.
De acordo com o Ministério da Saúde, melhorou a aceitação familiar quanto à doação. A negativa para doação caiu de 80%, em 2003, para 45%, em 2012.
Outro dado que reforça essa mudança de comportamento é a de que o Brasil levou 23 anos (1987 a 2010) para chegar a 9,9 doadores por milhão de pessoas (PMP). Já nos últimos três anos, esse número cresceu para 13,5 doadores por milhão da população (1º semestre de 2013). Meta do Brasil é chegar 15 por milhão até 2014. Em 2012, esse percentual fechou em 12,8 doadores. Por outro lado, houve queda de 40% na quantidade de pessoas na fila de espera por transplantes nos últimos anos. Os números caíram de 64.774, em 2008, para 38.759, em 2013.
Outra novidade foi a parceria firmada entre o MS e o Facebook, que completou um ano no dia 30 de julho deste ano. Essa ação permite ao internauta se declarar doador em seu perfil na rede de relacionamento. De 2012 eram 121 mil e, hoje, são 135 mil, aumento de 12% no número de internautas que se declaram doadores.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avalia que a estratégia consiste em usar as redes sociais para aumentar o diálogo com a população brasileira. Ele lembrou que, atualmente, quase 80 milhões de brasileiros têm acesso a internet e quase 40 milhões usam o Facebook.
Na rede social, a ideia é que as pessoas informem a família e amigos sobre a real vontade de ser um doador de órgão, pois a rede social é um espaço público e a informação fica disponível na linha do tempo do usuário do Facebook. Segundo o governo, a campanha vai continuar.
Na linha do tempo no Facebook, o internauta deve clicar em Evento Cotidiano e selecionar a opção saúde e bem-estar, e clicar em doador de órgãos. Ainda assim, a doação só poderá ocorrer após autorização da família.
Vale lembrar que, para ser doador no Brasil, não há necessidade de fazer uma declaração por escrito, em nenhum documento. Basta conversar com a família sobre o desejo de ser doador, afinal, a doação só se concretiza com se os familiares aceitarem.
Doação
Vários órgãos sólidos podem ser doados, como fígado, coração e pulmão, além de tecidos (córnea) e medula óssea. No caso de doador falecido, deve haver a constatação da morte encefálica, diagnóstico dado por dois médicos diferentes, com a comprovação de exame complementar, interpretado por um terceiro profissional. Portanto, não existe dúvida quanto ao diagnóstico.
Em 2012, 24 mil cirurgias de transplante de órgãos foram feitas no Brasil, sendo 95% delas no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das metas do ministério é aumentar o número de doadores e cirurgias.
O Brasil possui um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo, tendo apresentado um desempenho crescente desde sua criação. Atualmente mais de 90% dos procedimentos de transplantes no Brasil são financiados pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados