Siga-nos

Educação

Neste fim de semana tem ENEM, que facilita acesso à universidade

Publicado

em

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – vem se estabelecendo nos últimos anos como uma das principasi formas de acesso dos jovens às universidades e até mesmo em cursos de aprimoramento no exterior. As provas acontecem neste fim de semana, dias 5 e 6 de novembro, e atraem milhares de jovens em todo o país. Este ano, há uma preocupação por conta da ocupação de algumas escolas onde seriam realizados os exames (veja matéria ao lado), por estudantes que se manifestam contra as alterações que o Governo Federal quer promover no sistema Educacional.
A nota obtida no exame pode facilitar o acesso a universidades públicas, nacionais e estrangeiras, e também garantir financiamento público, fomento para cursos no exterior etc.
Quem tem nota superior a 450 pontos de média nas provas objetivas e não zerar a pontuação na redação pode conseguir um financiamento para cursar faculdades particulares, com taxa acessível: 6,5% ao ano de juros e o percentual de custeio é definido de acordo com a capacidade de pagamento de cada família.
Já através do SISU, Sistema se Seleção Unificado, os estudantes podem conseguir vagas em universidades públicas, também levando em consideração suas notas. O candidato não pode zerar a redação e algumas delas estabelecem notas mínimas para os candidatos. Vale ainda destacar que são os alunos que ficam mais bem posicionados os que conseguem as vagas.
Já para se inscrever no programa Ciências sem Fronteiras, é preciso estar cursando uma universidade e, nos resultados do ENEM, o interessado deve ter obtido pelo menos 600 pontos para se candidatar, quando abertos os editais. O programa Ciências sem Fronteiras prevê bolsas de estudo com apoio governamental para cursos de extensão realizados em outros países.
Para pessoas com mais de 18 anos de idade, o ENEM também serve como meio de obter o diploma em Ensino Médio. É preciso, entretanto, alcançar no mínimo 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e no mínimo 500 pontos na redação para conquistar o diploma.
Neste ano haverá, pela primeira vez, identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas.
Zero na redação
Cerca de 10 mil redações receberam nota zero no último Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) por apresentar propostas de intervenção social que violavam os direitos humanos.
Além do desrespeito aos direitos humanos, a redação do Enem receberá nota zero se fugir ao tema; não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa; ter extensão de até sete linhas; for cópia do texto motivador; usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação; for deliberadamente desconectada ao tema proposto e for entregue em branco (ainda que haja texto escrito na folha de rascunho).

Provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro

Provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados