Siga-nos

Artigo

Não existe receita de bolo para vencer a crise

Publicado

em

Uma recente pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas demonstrou aquilo que os comerciantes vem sentindo na pele há alguns meses: cerca de 85% dos brasileiros estão dedicando mais tempo pesquisando preços e ajustando o orçamento por conta da crise.
Os consumidores estão revendo a forma de comprar e procurando alternativas. E a maneira como os clientes se informam, as mídias, os canais de divulgação e o marketing transformam-se a cada piscar de olhos dos empresários.
Fala-se de marketing digital, Big Data, redes sociais, assessoria de imprensa, Design Thinking, entre tantos outros conceitos e nem sempre o empresário conhece tudo isso, tem um departamento de marketing ou uma agência que cuide desses assuntos. A grande questão é que não tem “receita de bolo” para ser seguida e não tem como pensar em qualquer ação sem ter planejamento definido e estratégia alinhada.
Será que o posicionamento estratégico da sua empresa ou comércio é refletido no atendimento? O cliente percebe os diferenciais da sua empresa se comparados com os concorrentes? Sua empresa está atenta às novidades e tendências de mercado?
Se você quiser conversar mais sobre esses assuntos e entender melhor como o seu cliente se comporta, acompanhe essa coluna sobre negócios no Jornal São Paulo Zona Sul ou acesse o site
www.almagestao.com.br.
Que tal parar de pensar na crise e planejar maneiras de como sair dela?

Mayra Reis – comemorando 10 anos de atuação em marketing, comunicação e eventos corporativos, fundadora da Alma Gestão, empresa focada em estratégia de marketing para Pequenas e Médias Empresas – https://br.linkedin.com/in/mayrareisalmagestao

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados