Siga-nos

Saúde

Mutirão na Vila Clementino vai identificar problemas de memória

Publicado

em

Muitas pessoas acham normal a perda de memória no decorrer da vida, especialmente para os que já passaram da meia-idade. Então, por ser considerado algo comum muita gente não vai ao médico investigar o que está acontecendo.
Mas como saber quando isso indica uma doença? Quando é preciso procurar um profissional a fim de fazer uma avaliação? Será que a perda de memória faz parte do processo natural de envelhecimento? Nem todo problema de memória significa doença, mas é importante investigar. Infelizmente, a maioria das pessoas busca ajuda profissional tardiamente.
Neste sábado, 7, das 8h às 15h, haverá uma oportunidade única para quem quer ficar atento e se cuidar. O Núcleo de Envelhecimento Cerebral (NUDEC), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que realiza pesquisas em torno do envelhecimento ativo e saudável, promove um Mutirão de Memória.
Em torno de 15 médicos realizarão gratuitamente, em aproximadamente 200 pessoas acima de 50 anos, uma avaliação da memória que segue padrões internacionais. O atendimento será efetuado por ordem de chegada, com distribuição de senhas.
Os profissionais do NUDEC entrarão em contato com os participantes que forem diagnosticados com perda de memória significativa, a ponto de terem o cotidiano comprometido, podendo indicar a Doença de Alzheimer. Estes serão encaminhados para uma avaliação cognitiva completa, e, caso necessário, ao tratamento.
Durante a ação coordenada pelo Dr. Paulo Bertolucci, professor de neurologia da UNIFESP, os profissionais alertarão os participantes sobre a importância da prevenção e do tratamento de fatores de risco da Doença de Alzheimer, como a depressão, a diabetes e a hipertensão, para se manter de bem com a memória.
Além de lapsos de memória, ocorrências comportamentais como perda de apetite, perda de peso, irritação, vontade de se isolar, estado choroso e poucas horas de sono, entre outras, podem estar ligadas à presença da Doença de Alzheimer, mesmo na fase inicial desta. O mutirão também avaliará pessoas que apresentem estas características.
O Mutirão da Memória acontecerá no estacionamento da UNIFESP (entrada pela Rua Botucatu, 862 – Vila Clementino).

Foto

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados