Siga-nos

História

Museu na Vila Mariana conta história dos Bombeiros

Publicado

em

Férias escolares e os pais ficam buscando programas diferentes para manter as crianças interessadas. Na Vila Mariana, bem pertinho da estação Santa Cruz do metrô, tem uma agenda gratuita que, em geral, encanta a garotada. Em um prédio histórico, porém todo grafitado e colorido, está o Cento de Memória  do Corpo dos Bombeiros. E ainda vale lembrar: 2 de julho foi o Dia do Bombeiro, o que torna o passeio interessante, na verdade, para pessoas de todas as faixas etárias.

O Centro de Memória não só guarda relatos, uniformes, imagens e objetos que remontam à história da corporação, ocmo também tem por objetivo difundir o trabalho atualmente executado, os desafios, a rotina dos bombeiros.

O Centro ainda é pouco conhecido mas de acordo com o Governo do Estado passam por lá cerca de 200 pessoas por mês. Dividido em salas temáticas, o Centro reúne dados, imagens e reportagens sobre os incêndios dos edifícios Andraus, Joelma e Grande Avenida, por exemplo. Uniformes de outros estados, e capacetes de outros corpos de bombeiros, como o de Nova York também estão lá.  É ainda desenvolvido um trabalho educativo de prevenção.

Visitas em grupo são monitoradas, mas precisam ser agendadas previamente. Basta enviar um email para ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br. Em seguida, o solicitante receberá o passo a passo para dar continuidade à reserva. É preciso ter um grupo de mínimo 10 e no máximo 30 pessoas.

Visitas individuais também precisam ser avisadas antecipadamente, com agendamento pelo telefone 3396-2580 de 2ª a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O Centro de Memória existe desde março de 2005, quando era celebrado o aniversário do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, fundado em 10 de março de 1880. 

Fica na R. Domingos de Morais, 2329 – Vila Mariana, ao lado da estação Santa Cruz do Metrô. Telefone:  3396-2596. Aberto das 8h30 às 18h.

05-1024x709

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. PAULO BORCATTO JUNIOR

    21 de dezembro de 2017 at 15:46

    Para os que pretendem nos visitar, temos informações importantes!
    Há tempos, o trabalho feito pelos bombeiros aguça a curiosidade das crianças. O caminhão, o uniforme e a atuação desses profissionais os transformam em verdadeiros super-heróis no imaginário infantil e não é incomum que os pequenos digam que querem ser bombeiros quando crescerem.
    Com a proposta de mostrar como é feito esse trabalho e preservar a história da corporação, o Corpo de Bombeiros de São Paulo mantém o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros, localizado num casarão antigo na Vila Mariana, que não deixa de ser um universo mágico quando recebe os curiosos olhares dos jovens visitantes e, por que não, dos adultos?
    Dividido em salas temáticas, o Centro apresenta os mais importantes trabalhos realizados pelos bombeiros, como os incêndios dos edifícios Andraus, Joelma e Grande Avenida, por exemplo.
    Os visitantes ainda podem ver diversos uniformes de outros estados, e capacetes de outros corpos de bombeiros, como o de Nova York. Fora isso, o Centro também reforça a necessidade da prevenção com palestras e vídeos.
    Para vivenciar a trajetória dos bombeiros é simples. O primeiro passo para quem for em grupo é o envio de um e-mail para ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br. O solicitante receberá o passo a passo para dar continuidade à reserva.
    É preciso ter um grupo de mínimo 10 e no máximo 30 pessoas e, em anexo, irá uma Relação de Visitantes. Este documento deve ser preenchido e entregue pelo responsável no dia da visita.
    Se a pessoa vir apenas visitar o local sem agendamento, é necessário ligar antes (11) 3396-2596, pois se trata de um quartel e poderá ter alterações de dias e horários de atendimento. R. Domingos de Morais, 2329, V. Mariana, próximo do Metrô Santa Cruz!
    O local foi inaugurado em 10 de março de 2005, com o intuito de preservar a história do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, fundado em 10 de março de 1880.
    Bom passeio!
    Centro de Memória do Corpo de Bombeiros da PMESP
    ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br
    Telefone: (11) 3396-2596
    PAULO BORCATTO JUNIOR
    CB PM – CB PM – Aux. Apoio Centro de Memória – CCB
    R. Domingos de Morais, 2329 – V. Mariana/SP

  2. PAULO BORCATTO JUNIOR

    11 de janeiro de 2018 at 11:37

    O nosso programa cultural e educativo baseia-se em visitas agendadas em grupos entre 10 – 30 pessoas, mas também pode ser visitado sem ser em grupos ligue (11) 3396-2596 – ENTRADA GRATUÍTA!

    Dentre esses grupos já nos visitaram: escolares de várias idades, empresas diversas, estudantes de faculdades, e outros públicos diversos.

    Nas visitas agendadas e guiadas, iremos fazer uma viagem no tempo em Salas Temáticas, contando a História do Corpo de Bombeiros da PMESP desde a sua criação em 10 de março de 1880 até nossos tempos atuais! J

    Caso queira trazer um grupo essa solicitação deverá ser feita por e-mail: ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br

    É necessário ligar antes, pois se trata de um Quartel e poderá ter alterações de dias e horários de atendimento.

    Com relação às atividades e programações, distribuímos Folderes Educativos e mostramos os Vídeos Preventivos, dentre outras informações que se fizerem necessárias.

    Além disso, temos nossas páginas oficias:

    https://www.facebook.com/corpodebombeirosdapmesp/ – Corpo de Bombeiros da PMESP

    https://www.facebook.com/centrodememoriacbpmesp/ – Centro de Memória do Corpo de Bombeiros da PMESP

    https://www.instagram.com/corpodebombeirosdapmesp/ – Instagran

    https://twitter.com/BombeirosPMESP – Twitter

    Estamos à disposição e faço um convite para nos visitar e conhecer bem de perto nosso trabalho!

    Centro de Memória do Corpo de Bombeiros da PMESP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados