Siga-nos

Cultura

Museu Lasar Segall oferece curso de arte brasileira

Publicado

em

O Museu Lasar Segall, na Vila Mariana não é apenas um endereço obrigatório de ser visitado por funcionar onde era a casa e o atelier do artista até o ano de sua morte, em 1957. E não só por abrigar um acervo incrível, que inclui as obras mais famosas de Segall.

Mas vale também destacar que o Segall é um museu interativo, cheio de atividades para pessoas de todas as idades. E conta até com cursos e oficinas criativos, o que de certa forma concretiza um sonho do artista que havia planejado a Escola de Arte Lasar Segall.

A Escola não aconteceu, mas desde 1976 o museu tem agenda educativa intensa. E agora em fevereiro terá início um Curso de Arte Brasileira que se estende até dezembro com 80 vagas. O curso é aberto a qualquer interessado e não é preciso conhecimento ou experiência anterior.

O objetivo do curso é a compreensão da arte produzida no Brasil, desde o “achamento” desse território, passando pelo florescimento da cultura religiosa no período colonial, o estabelecimento da Academia Imperial de Belas Artes e o advento da modernidade.

Serão contempladas as diversas versões de Brasil que emergem da obra dos artistas europeus transplantados para os trópicos ao longo das três primeiras centúrias, as dos viajantes que registraram o país no século XIX, assim como a criação em forma visual dos mitos nacionais pelos artistas formados pela Academia, as experimentações dos modernistas e a chegada da abstração.

Dentro dessa linha histórica, será identificado um imaginário nacional e seus momentos cruciais para a definição dos parâmetros de uma cultura local.

O curso também abordará as transformações vividas pelo ambiente artístico brasileiro a partir da década de 1950 com o embate figuração/abstração e suas consequências.

Serão 20 encontros ao longo do ano, sempre aos sábados, das 11 às 13h, de 09/02/2019 a 07/12/2019. Inscrições: abertas na recepção do museu ou pelo e-mail acamls@acamls.org.br.

O Museu fica na Rua Berta, 111 – Vila Mariana. Telefone: 2159 0400

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. ROSANGELA A LEITE SOARES

    7 de fevereiro de 2019 at 14:54

    Sou professora de arte e gostaria muito de fazer esse curso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados