Siga-nos

Segurança

Mulheres vítimas de violência podem buscar apoio na região

Publicado

em

Centro de Referência orienta para que mulheres denunciem qualquer situação constrangedora

A Casa Eliane de Grammont, na Vila Clementino, é sempre um símbolo do mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Há 26 anos, este Centro de Referência a Mulheres em Situação de Violência atua não apenas para amparar vítimas, mas para conscientizar mulheres sobre abusos.

Em fevereiro, por exemplo, a Casa esteve de plantão no Carnaval. Não sem motivo: a festa popular que deve ser marcada pela alegria e pela liberdade de comemoração, muitas mulheres acabam sendo alvo de assédio, agressões ou até estupro.

Dessa forma, a vítima podia ir até lá mesmo em pleno feriado e obter apoio psicológico, jurídico ou de saúde em sofram qualquer tipo de violência de gênero ou situação constrangedora (xingamento, perseguição, abordagem invasiva, estupro, lesão corporal, agressão física etc.).

O plantão de Carnaval foi apenas mais uma ação da Casa. Os Centros de Atendimento para Mulheres Vítimas de Violência são unidades voltadas para a mulher em situação de violência doméstica e familiar. O objetivo é oferecer suporte para quem sofre agressões, como também disponibilizar orientações jurídicas para futuras ações legais.

Para as mulheres que se sentem mais inseguras ou com medo de procurar o serviço, há até orientação por telefone para mulheres que precisem de apoio e agendamento de atendimento.

A casa também oferece acompanhamento a cada caso, com orientação, capacitação e formação de grupos de mulheres para o enfrentamento da violência sexual e doméstica.

Outra atuação importante da casa é no atendimento às mulheres que foram vítimas de agressões físicas violentas. Além de encaminhá-las para hospitais da rede municipal, o serviço de apoio chega a oferecer cirurgia plástica reparadora nos casos necessários.

A equipe tem atuado inclusive em trabalho de orientação, sobre o que é assédio, violência física ou sexual, para que as mulheres adquiram consciência de que não devem tolerar abusos de qualquer espécie.

Histórico

Localizada na Vila Mariana, a Casa Eliane de Grammont foi inaugurada durante a comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 1990.

A Casa Eliane de Grammont foi o primeiro serviço municipal do país a oferecer o atendimento integral às mulheres em casos de violência doméstica e sexual.

A Casa Eliane foi inaugurada como resultado da ampla mobilização do movimento feminista na época. A origem do nome foi uma homenagem à cantora e compositora Eliane de Grammont, assassinada por seu ex- companheiro, o cantor Lindomar Castilho, em 30 de março de 1981, enquanto se apresentava em uma casa de show na capital paulista.

A Casa fica na Rua Dr. Bacelar, 20 (esquina com a Rua Estado de Israel) Vila Clementino. Telefones: 5549-9339 ou 5549-0335.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados