Siga-nos

Meio ambiente

Mulheres decidem até 80% do consumo

Publicado

em

Dia Internacional das Mulheres, em 8 de marços, é um momento especial do ano para refletir sobre a igualdade de direitos e deveres, além de celebrar conquistas históricas. Dentro desta proposta de discussão sobre o cenário mundial e a presença feminina nos ambientes político, doméstico, social e de trabalho, vale um destaque para a atitude da mulher perante o consumo.

Pesquisa feita pelo IBGE indica que entre 70% e 80% das decisões de consumo são tomadas por mulheres. Outro resultado indicado por pesquisas é que as mulheres reconhecem sua própria autonomia e poder de transformação da realidade.

Isto significa que a mulher tem grande poder, na atualidade, para modificar o futuro do planeta, a conservação de reservas naturais, a destinação final de resíduos sólidos…

A independência feminina resulta em casas coordenadas por mulheres, que se responsabilizam pelas contas e decisões, assumem decisões tanto nos casos em que vivem sozinhas quanto em residências familiares. E isto vale para diferentes faixas etárias e para mulheres de poder aquisitivo diverso.

Tanto em tempos de economia aquecida quanto em fases de crise econômica, as decisões tomadas por mulheres podem ter forte impacto no meio ambiente. Conscientizar mulheres pode, portanto, tornar uma cidade mais limpa, gerar menos lixo, garantir mais ações solidárias e fomento à economia de forma regionalizada.

Mas, o Instituto Akatu para o Cosnumo Consciente alerta que é importante considerar que a mulher faz escolhas conciliando informações, critérios que podem ser voltados à sustentabilidade, mas também estão sempre de olho na economia doméstica.

Isto significa que os produtos também precisam ter valores acessíveis e boa relação custo-benefício. Por isso, é importante que as empresas também estabeleçam políticas sustentáveis, criando produtos ambientalmente corretos com preços acessíveis.

As mulheres ainda têm outra preocupação fundamental: ao fazer novas compras, elas evitam transfomar em resíduos e enviar para o itens que ainda podem ser danosos ao meio ambiente (como pilhas velhas, lâmpadas quebradas, remédios vencidos) ou que possam ser reaproveitados (artigos recicláveis e materiais que podem ser doados e reaproveitados).

Separar resíduos secos e orgânicos é uma das maneiras de as mulheres se tornarem ainda mais atuantes na defesa do meio ambiente e contribuir com a limpeza urbana.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados