Siga-nos

Cultura

Mostra no Sesc Vila Mariana resgata importância do desenho

Publicado

em

Trabalhos de Flávio de Carvalho, Clóvis Graciano, Pietro Maria Bardi, Marcelo Grassmann, Mariana Quito, Marcelo Salum, Gisela Motta e Leandro Lima, Renata Basile, Paulo Climachauska, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Geraldo de Barros, Martha Lacerda e Anna Maria Prince Comodo estão na exposição “Linhas de fuga: o desenho e suas transições do plano ao espaço”, que articula obras do Acervo Sesc de Arte Brasileira com as de artistas contemporâneos que não compõem a coleção. Envolve instalações de Tamara Andrade, Adriana Aranha e Fabiano Gomper, desenvolvidas especialmente para a exposição.

A mostra traz como linha principal o desenho, considerado pela equipe de programação do Sesc Vila Mariana, responsável pela curadoria da mostra, uma das linguagens que formam a base das artes plásticas. A escolha dos trabalhos busca explorar as transições e os diferentes suportes da criação gráfica, passando pelas técnicas do desenho sobre papel, pelos diferentes processos da gravura (litografia, gravura em metal e serigrafia), por intervenções gráficas sobre paredes, chegando à projeção arquitetônica e à volumetria criada a partir da combinação de linhas no espaço. Desdobrando e reinventando o princípio elementar da elaboração gráfica – ou seja, a linha traçada sobre uma superfície bidimensional – o desenho pode assumir uma ampla série de vocações no campo da criação artística, afirmando-se como representação figurativa, imagem abstrata, esboço, registro do gesto, composição geométrica, projeto arquitetônico, operação conceitual, trama e volume, intervenção em superfícies ou mesmo instalações espaciais.
Linhas de Fuga – o desenho e suas transições do plano ao espaço estreou no início de outubro e pode ser conferida até 8 de dezembro, de terça a sexta, 10h às 21h30; sábados, 10h às 20h30 e domingos e feriados, 10h às 18h30, no Hall de Exposições (térreo – Torre A). Grátis.

O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141. Telefone: 5080-3000. Site: www.sescsp.org.br.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados