Siga-nos

Cultura

Mostra de design alemão estará no Centro Cultural

Publicado

em

Desvendar o universo do movimento cultural alemão Deutscher Werkbund é o que propõe a exposição “100 Anos de Arquitetura e Design na Alemanha”, que fica em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP) até o dia 18 de maio, com entrada franca.
Recebida pela primeira vez na América Latina, a exposição comemora o centésimo aniversário do movimento Deutscher Werkbund. Fundado em 1907, Deutscher Werkbund é um movimento de arquitetura e design alemão pouco conhecido no Brasil, que apresentou uma linha arquitetônica mais adequada aos padrões de praticidade da industrialização, destacando-se pela sua funcionalidade.
Sendo considerada a ascendência mais próxima da escola Bauhaus, movimento da vanguarda alemã que reunia áreas como o design, as artes plásticas e tecnologias no desenvolvimento de seus estudos, Werkbund surgiu por meio de exposições que reuniam jovens artistas na Alemanha e canalizou suas ideias em torno da beleza e praticidade de suas obras.
Estruturada em sete seções cronologicamente planejadas para explicar os estilos que perpetuavam no período, a mostra conta com objetos como xícaras e vasos, datados de cada época do movimento.
A ideia consiste em harmonizar utensílios do cotidiano, tirando o aspecto “industrializado” e atuando em problemas urbanísticos. “Sua influência na Alemanha vem de uma associação que reúne várias pessoas de diversos campos das artes, estudantes visionários que quebraram o design antigo, elevando o conceito de que o design simples também pode ser complexo e muito bem feito”, conta Sören Metz, curador da exposição.
O objetivo da mostra é tornar pública a perspectiva sobre o movimento alemão e as mudanças que aconteceram sob sua influência, além de ressaltar a importância de seu legado na história da arquitetura e do design.
A exposição “100 Anos de Arquitetura e Design na Alemanha” estará no Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso. Tel. 3397-4002. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Até dia 18/5. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb. Dom e feriados, das 10h às 18h. Grátis.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados