Siga-nos

Meio ambiente

Moradores de Mirandópolis temem queda de pinheiro

Publicado

em

Há duas semanas, o jornal S.Paulo Zona Sul encaminhou à Subprefeitura da Vila Mariana o pedido de análise técnica de um pinheiro plantado em via pública, na Rua Luiz Augusto de Campos, no bairro de Mirandópolis. Localizada nos fundos desta que é uma vila, a árvore está com o tronco completamente inclinado e, pelo seu porte, o temor de queda é grande. Não se sabe quem fez o plantio, mas o fato é que se trata de um exemplar que não está em frente a nenhuma residência específica.

Agora, com a imensa árvore inclinada, os moradores colocaram um cabo de aço escorando o imenso tronco. Ainda assim, temem que a parte superior do pinheiro poderá despencar sobre as casas do fundo da vila.

Mas, até o início desta semana, não houve resposta aos pedidos. O jornal voltou a procurar a subprefeitura, que só então começou a solicitar pedidos registrados formalmente pela população, nomes de moradores que estariam fazendo a solicitação… Mas, e o programa de prevenção a acidentes envolvendo árvores, divulgado desde o ano passado pela Prefeitura? A denúncia feita pelo próprio jornal não seria suficiente para que o pedido fosse averiguado?

A partir destes questionamentos, o órgão se comprometeu finalmente a enviar um engenheiro agrônomo ao local para que a análise seja feita. Enquanto isso, pelo menos 15 dias terão se passado entre a data em que a Subprefeitura foi informada sobre a existência de uma árvore em situação de risco e a constatação do perigo por um técnico.

Em janeiro, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras informou que o procedimento para intervenções em árvores que podem causar futuros danos à população seria agilizado.”A principal mudança é que antes o engenheiro agrônomo da Subprefeitura apenas orientava a remoção de uma árvore quando ela estivesse causando risco direto ou dano à população. Com a nova regra, é possível retirar a árvore com base na identificação de um risco futuro que possa apresentar”, garantiu o órgão, que ainda informou que este seria um trabalho rotineiro

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados