Siga-nos

Sem categoria

Moradores da Vila Fachini vão protestar neste sábado

Publicado

em

Moradores do Jabaquara vão protestar contra as alterações propostas pelo prefeito Gilberto Kassab para implantar o prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes. O que deveria ser feito através de uma avenida, incluindo um pequeno túnel de 400 metros, se transformou em um imenso túnel de quase três quilômetros e com custo 3,5 vezes maior.

“Aproximadamente 11.400 famílias estão sendo diretamente afetadas, sendo 1.400 famílias com moradias formais e 10 mil famílias das 17 comunidades”, relatam os organizadores do evento. “É uma injustiça pois, com o dinheiro que será gasto, pode-se fazer pelo menos 25 km de metrô. E o  túnel somente será utilizado para quem tem carro, pois, é sabido que dentro no túnel não se pode trafegar ônibus”, completam.

Os moradores vão se concentrar na avenida no sábado, 23, às 9h, altura do piscinão Jabaquara, e pretendem seguir até a Ponte Estaiada.

Sua casa está na lista das desapropriações?

 Um dos principais temores de quem mora na Vila Fachini ou na Cidade Vargas, atualmente, é com relação às desapropriações. Até porque, muitos boatos circulam pela região e não se sabe exatamente qual o traçado das áreas de emboque e desemboque dos túneis ou das alças de acesso a eles. Existem alguns mapas da Siurb que podem ser encontrados no site www.tragediasocialjabaquara.blogspot.com, organizado pelos próprios moradores da região, mas o fato é que a Prefeitura informa que o projeto executivo não está concluído e mudanças podem ocorrer.

“Qualquer pessoa têm o direito de saber se a casa está na lista daquelas que serão demolidas, de saber que vai ter que mudar”, diz um dos moradores.

Na semana passada, o jornal São Paulo Zona Sul tentou obter informações sobre qual seria o endereço correto para quem quer saber se seu imóvel será ou não desapropriado. E foi possível sentir o problema dos moradores: as informações passadas pelas assessorias de imprensa da Subprefeitura do Jabaquara, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e gabinete do prefeito são diferentes! Ninguém sabe precisar prazos ou valores, tão pouco.

Mas, de acordo com a Siurb, os moradores devem ir à SPObras, na rua Líbero Badaró, 504, 10º andar, conjunto 104, e procurar a arquiteta Aparecida. O atendimento é de terça a quinta-feira, das 13h às 16h30. O atendimento também é feito pelo telefone 3242-2622, ramal 461. Em ambos os casos o munícipe deve ter em mãos o IPTU do imóvel.

Já a Subprefeitura do Jabaquara informou que os moradores que serão atendidos por programas habitacionais devem procurar informações na R. João Barreto de Menezes, 729 (terças, 10h às 14h); CEU Caminho do Mar – Av. Eng. Armando A. Pereira, 5241 (quarta, 10h às 14h) e Av. São João, 298 (quinta, 10h às 14h).

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados