Siga-nos

Pets

Moradores da Cidade Vargas estão em busca de assassino de animais

Publicado

em

Cães e gatos dóceis da Rua Santo Estácio foram envenenados. Polícia está investigando caso

Há um ano, foi inaugurada em Campinas a primeira Delegacia de Defesa e Proteção aos Animais. Para comemorar, a unidade – que por enquanto é, infelizmente, única no estado, passou a contar finalmente com sede adeuqada, três investigadores e um escrivão. Só que, por enquanto, é só um bom começo para organizações e pessoas que se preocupam em proteger animais – seja por dedicação à causa ambiental ou por um simples e puro amor ao seu companheiro de estimação. Há uma lei que prevê até cadeia para quem maltrata animais, mas ainda assim o crime é mais comum do que se imagina. Aqui pela região, os relatos são frequentes.

Atualmente, os moradores da Cidade Vargas têm sofrido com a ação de um criminoso que envenena animais domésticos dóceis e inofensivos.

A última vítima foi um meigo labrador de cor caramelo, que era companheiro de todas as horas de uma famíia da Rua Santo Estácio. Moradores há mais de 25 anos no bairro, eles custam a acreditar na maldade de quem tem cometido os crimes. No início do mês, foram dois gatinhos mansos… Em 2010, vários gatos e dois cachorros, a maioria da mesma rua, também foram assassinados. “Fui escoteira, sempre participei de campanhas sociais e pela melhoria da qualidade de vida local”, conta a dona do labrador, cujo nome vamos preservar.

Os moradores agora estão espalhando banners, panfletos e conversando para conscientizar outros vizinhos e evitar que outros animais sejam envenenados. Além disso, os moradores procuraram a polícia, fizeram laudos veterinários e pretendem ir a fundo para descobrir quem é o criminoso.

No ano passado, moradores do bairro vizinho da Vila Guarani, também relataram a morte de pássaros. Os animais apareciam mortos nos telhados e quintais e eles desconfiaram de que haviam sido alimentados com veneno nas praças do bairro. Mas, tratava-se de um crime de difícil investigação.

Agora, os proprietários dos animais vitimados registaram Boletim de Ocorrência e um inquérito será aberto pelo 97o. Distrito Policial.

Na Delegacia de Proteção Animal de Campinas, que recebe em média 15 queixas por dia, os relatos mais comuns são justamente de envenenamento de animais.

Quem tiver informações pode procurar a 97a. Delegacia, junto ao Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (fone  5588-4841) ou ligar para o disque denúncia, 181.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados