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Trânsito

Monumentos e símbolos arquitetônicos da capital aderem ao Movimento Pela Vida Segura no Trânsito

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A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, estendeu bandeiras brancas em locais de destaque da cidade para chamar a atenção da população sobre os dados alarmantes no trânsito da cidade. A primeira delas foi instalada na sede da Prefeitura, no último dia 29, para marcar o lançamento da campanha “Hoje Não: um Movimento pela Vida Segura no Trânsito”.

O Theatro Municipal, na região central, o Obelisco do Ibirapuera, a estátua do Borba Gato, em Santo Amaro, receberam as bandeiras na quarta-feira (4/12). O Complexo Viário Padre Adelino, no Tatuapé, recebe a bandeira ainda nesta semana. Os monumentos escolhidos estão em pontos estratégicos da cidade, que podem ser vistos com facilidade pelas pessoas.

“A instalação de bandeiras brancas foi uma das formas de levar para a população uma mensagem de que é preciso transitar pela cidade de forma mais gentil, para coibir excessos e evitar acidentes”, explica o secretário Edson Caram.

A iniciativa faz parte de um movimento para conscientização da população sobre a responsabilidade de cada um para que a cidade possa ter um trânsito mais seguro. O objetivo é mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 828 ocorrências fatais, que vitimaram 849 pessoas.

A campanha teve como pilar principal o Plano de Segurança Viária – Vida Segura, lançado em abril deste ano pela Prefeitura, com o objetivo principal de transformar São Paulo em uma das cidades com tráfego mais seguro do mundo.

Fases

A campanha está dividida em três fases. A primeira delas é de mobilização. Entre os dias 26 e 28 de novembro, 849 pontos de ônibus da cidade foram identificados, cada um representando uma, para chamar a atenção para a campanha.

A segunda fase, que começa neste mês de dezembro, visa a proteção aos motociclistas. Em 2018, o número de óbitos de motociclistas em acidentes de trânsito, pela primeira vez, ultrapassou a quantidade de pedestres que morreram atropelados em São Paulo. Foram 366 vítimas fatais que estavam em motos, ante 349 pessoas a pé. E, pelo histórico de fragilidade do pedestre no trânsito, o respeito aos pedestres será abordado na terceira fase da campanha de segurança viária, no primeiro semestre de 2020.

Entre as mídias programadas para a campanha estão filmes de 30 e de 60 segundos para televisão aberta e fechada, spots de 30 segundos para rádios e boletins de dez segundos estimulando o respeito aos limites de velocidade, à sinalização de trânsito e alertando sobre práticas perigosas como dirigir após ingestão de bebida alcoólica e o uso do celular ao volante.

 

Também haverá veiculação da campanha na mídia impressa (jornais e revistas), digital (sites na internet), redes sociais e ações de impacto (intervenções em mobiliários urbanos), com o objetivo de promover a conscientização.

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