Siga-nos

Meio ambiente

milhões de bitucas são descartadas por dia

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Só na cidade de São Paulo, “pequenos lixos” deixados por cidadãos nas ruas, como bitucas de cigarro, formam montanha de resíduos

Embalagem de bala, copinho descartável, notinha do cartão de crédito, guardanapos e, principalmente, bitucas de cigarro. Pequenos resíduos abandonados por pedestres e motoristas geram uma montanha de 300 toneladas de material que vai para aterros diariamente. Em avenidas principais, a varrição precisa ser feita pela manhã e à tarde.
Existem cidades no mundo que sequer precisam de serviço de varrição. Embora esta realidade esteja distante para qualquer metrópole bastante movimentada, é fato que a geração de resíduos poderia ser menor, reduzindo não apenas os custos e a velocidade de ocupação dos aterros, como também deixando as cidades mais bonitas, saudáveis e sustentáveis. O problema vai além: ao longo do dia, em especial quando chove, o material descartado em vias públicas pode ser levado para as galerias pluviais e provocar entupimentos, consequentes alagamentos ou até poluir rios.
Jogar bitucas de cigarro no chão, infelizmente, ainda é um hábito considerado sem potencial ofensivo por muitos fumantes.
Para se ter ideia do tamanho do problema, estudo divulgado pelo Atlas do Tabaco mostra que pontas de cigarro são os resíduos de pequeno porte mais comumente descartado em todo o mundo. Estima-se que mais de 700 mil toneladas de pontas acabam como lixo tóxico, que é aproximadamente equivalente ao peso de quase 200 mil elefantes africanos.
Vale ressaltar que o material tóxico ainda pode poluir solos e água. Dependendo do local onde é descartada, uma ponta de cigarro pode levar até 4 anos para se decompor. E mais: podem causar incêndios e devastar florestas, caso despejadas irregularmente perto de materiais inflamáveis.
Estimativas indicam que apenas na cidade de São Paulo são geradas diariamente 34 milhões de bitucas de cigarro por dia. Em todo o planeta, estima-se que, por ano, quase 6 trilhões de cigarros são consumidos.
O projeto Rede Papel Bituca que busca conscientizar fumantes sobre a importância de carregar algum recipiente para poder descartar as pontas de cigarro. Além de distribuir tubinhos com esta intenção, os integrantes do projeto, ligado ao instituto SOS (Sistemas Organizados para Sustentabilidade) desenvolve ações de conscientização, como espalhar “bitucas gigantes” pelas ruas com mensagens alertando para o problema.
A Ong ainda alerta que, embora pouco estudados e difundidos, existem ainda impactos sociais e financeiros gerados pela poluição visual e olfativa.
Outro aspecto da questão, que fumantes devem observar, é que a produção de cigarros também gera muitos impactos ambientais – das plantações de tabaco ao transporte das mercadorias e excesso de embalagens.
No dia 31 de Maio, quando foi celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu a adoção de embalagens padronizadas de cigarro e correlatos. A ideia é que todas as embalagens desse tipo de produto passem a ser iguais, seguindo um padrão definido e que determine forma, tamanho, modo de abertura, cor e fonte, mantendo-se apenas o nome da marca.

Foto 3

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados