Connect with us

Ecourbis

Milhares de profissionais garantem limpeza urbana na capital

Published

on

Sabia que 16 de Maio é dia do Gari e que essa comemoração já existe há mais de 60 anos? A data foi instituída em 31 de outubro de 1962. A profissão surgiu no Rio de Janeiro, quando o Brasil ainda era um império, em 1876, e Pedro Aleixo Gary foi contratado para organizar os serviços de limpeza em toda a cidade – o que explica o nome dado à atividade, ou seja, uma homenagem ao profissional que a instituiu em meio urbano.

Atualmente, a data é tida como “Dia do Profissional de Limpeza Urbana” e é importante para homenagear todos que fazem a limpeza das cidades, deixam as calçadas limpas, recolhem o lixo e resíduos nas ruas e todo o espaço público.
Diariamente é percorrida uma área de mais de 1.500 km² e toda a população da cidade de São Paulo, estimada em 12 milhões de pessoas, é beneficiada.

Apenas a Ecourbis, que presta os serviços nas zonas sul e leste da cidade, conta mais de 3 mil profissionais, entre motoristas e coletores, e uma frota com aproximadamente 500 veículos.(caminhões compactadores, quadriciclos elétricos e outros específicos para o recolhimento dos resíduos de serviços de saúde).

A cidade de São Paulo conta com aproximadamente 14.500 agentes de limpeza, sendo que mais de 9 mil profissionais são responsáveis pelo serviço de limpeza urbana e mais de 5 mil pela coleta domiciliar.

Esse batalhão garante que os resíduos gerados munícipes tenham o tratamento e destinação correta. Vale ressaltar que os profissionais de limpeza pública tem importante papel tanto na manutenção da saúde pública quanto na preservação do meio ambiente ao garantir gestão do resíduos.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2025 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados.