Ecourbis
Milhares de profissionais garantem limpeza urbana na capital

Sabia que 16 de Maio é dia do Gari e que essa comemoração já existe há mais de 60 anos? A data foi instituída em 31 de outubro de 1962. A profissão surgiu no Rio de Janeiro, quando o Brasil ainda era um império, em 1876, e Pedro Aleixo Gary foi contratado para organizar os serviços de limpeza em toda a cidade – o que explica o nome dado à atividade, ou seja, uma homenagem ao profissional que a instituiu em meio urbano.
Atualmente, a data é tida como “Dia do Profissional de Limpeza Urbana” e é importante para homenagear todos que fazem a limpeza das cidades, deixam as calçadas limpas, recolhem o lixo e resíduos nas ruas e todo o espaço público.
Diariamente é percorrida uma área de mais de 1.500 km² e toda a população da cidade de São Paulo, estimada em 12 milhões de pessoas, é beneficiada.
Apenas a Ecourbis, que presta os serviços nas zonas sul e leste da cidade, conta mais de 3 mil profissionais, entre motoristas e coletores, e uma frota com aproximadamente 500 veículos.(caminhões compactadores, quadriciclos elétricos e outros específicos para o recolhimento dos resíduos de serviços de saúde).
A cidade de São Paulo conta com aproximadamente 14.500 agentes de limpeza, sendo que mais de 9 mil profissionais são responsáveis pelo serviço de limpeza urbana e mais de 5 mil pela coleta domiciliar.
Esse batalhão garante que os resíduos gerados munícipes tenham o tratamento e destinação correta. Vale ressaltar que os profissionais de limpeza pública tem importante papel tanto na manutenção da saúde pública quanto na preservação do meio ambiente ao garantir gestão do resíduos.
