Siga-nos

Sem categoria

Metrô estuda nova linha ligando São Judas à Vila Maria

Publicado

em

Será este o motivo de o ramal entre São Judas e Congonhas não estar em discussão agora?

O material a ser apresentado na próxima segunda-feira, 27, em audiência pública do metrô, sobre a implantação da Linha 17 – Ouro, do Metrô, chama a atenção por ter deixado de lado a discussão sobre o trecho São Judas-Congonhas. Na verdade, o atraso no cronograma da obra ficou mais caracterizado justamente porque era este ramal que o Governo havia prometido concluir até o final deste ano de 2010. Já na assinatura de convênio com a Prefeitura, em junho, para garantir recursos para a nova extensão, foi apresentado apenas o traçado ligando o Jabaquara ao Morumbi, passando por Congonhas, mas sem menção à ligação com São Judas.

Com isso, moradores e comerciantes da região de São Judas continuam sem saber onde haverá desapropriações na região e quando as obras teriam início. Vários estabelecimentos ao lado da estação São Judas estavam na mira do Metrô para darem lugar à estação de conexão com o trem de superfície.

Esta semana, o jornal São Paulo Zona Sul tentou questionar o metrô sobre o tema, mas não obteve resposta. Uma das perguntas não respondidas diz respeito à especulação de que o metrô, agora, avalia incluir este trecho em uma outra Linha, cujo nome seria Rosa ou Bronze, que ligaria a estação São Judas à região de Vila Maria, na Zona Leste da Cidade, passando pelas regiões do Ibirapuera e do Centro. A nova linha faria parte do Programa Integrado de Transportes Urbanos  – o PITU 2025, que projeta a malha estrutural de transportes ideal para a cidade, a ser concluída até o ano de 2025.

A Linha Bronze seria composta de 20 ou até mesmo 23 estações, futuramente. Em princípio, mapas indicam as estações São Judas, Pedro Bueno, Congonhas (com interligação à Linha Ouro, 17), Vieira de Moraes, Campo Belo (interligada à Linha Lilás, 5), Alvorada, Hélio Pelegrino, Itaim Bibi, Assembleia Legislativa, Jardim Paulista, Brigadeiro (interligada à Linha 2 – Verde), 13 de Maio, Jaceguai, Bandeira (nova estação interligada à Linha 3 – Vermelha), São Bento (Linha 1, Azul), Mercado, Oriente, Silva Teles, Catumbi e Vila Maria. Existem estudos, entretanto, para estender essa linha por mais três estações: Curuçá, Jardim Japão e Dutra.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados