Siga-nos

#URGENTE

Metrô em greve amplia aglomeração no transporte público

Publicado

em

jabaquara

Muita gente foi surpreendida na manhã dessa quarta, 19 de maio com os portões fechados das portas do metrô. A decisão pela greve foi tomada na noite de ontem pelo Sindicato dos Metroviários, em audiência virtual, e já a partir da meia noite as estações se mantiveram fechadas.

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha do Metrô e a linha 15-Prata de monotrilho em São Paulo não devem ter operações normais. Algumas reabriram, mas permanecem em ritmo lento e funcionamento parcial, causando dificuldade de usar o transporte público. As linhas Lilás e Amarela permanecem em funcionamento, por serem operadas pela concessionária ViaMobilidade.

Assim, os paulistas amanheceram enfrentando pontos de ônibus cheios e aglomerações para embarcar. Na assembleia virtual realizada pelo Sindicato dos Metroviários, a categoria decidiu iniciar uma greve. Foram 2.448 votos favoráveis à paralisação (77,42%). Os metroviários decidiram entrar em greve por reajustes salariais e de benefícios.

As linhas 4 e 5, de operação privada, não param, como explicam as concessionárias em nota: “A ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, respectivamente, informam que operarão normalmente nesta quarta-feira (19), das 4h40 à meia noite”, disseram.

Esquema especial

A São Paulo Transporte (SPTrans) fez um esquema especial com 163 ônibus ligando estações do Metrô à região central. Desde às 4h desta quarta-feira está acionado o Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), contemplando a criação de seis linhas especiais que saem das estações do Metrô até a região central para atender os passageiros com uma frota total de 200 coletivos.

A SPTrans solicitou às concessionárias que aumentem o número de partidas em todos os horários e que mantenham em circulação a totalidade da frota ao longo de toda a operação, nos horários de pico da manhã, entrepico e pico da tarde. Além disso, algumas linhas que ligam os bairros às estações do Metrô farão o percurso dos bairros à região central.

Texto: Com informações da Agência Brasil

Foto: Cícero Nora/Reprodução Facebook

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados