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Trânsito

Metrô desapropria no Jabaquara para construir Linha 17- Ouro

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Não há previsão concreta com relação ao funcionamento da linha no bairro

Foi publicado pelo Diário Oficial o decreto que autoriza a desapropriação de mais de 80 mil metros quadrados em áreas nos bairros do Jabaquara, Morumbi e Vila Sônia. Estes terrenos servirão para a construção da Linha 17 – Ouro do metrô que, diferente de outras em funcionamento ou mesmo planejadas para a cidade, correrá em elevado, sobre pilares. O metrô já está notificando os proprietários dos 51 imóveis e equipes da Coordenadoria de Relacionamento com a Comunidade da Companhia realizarão visitas às casas dos moradores para orientação e esclarecimentos em caso de dúvidas. Esse é o terceiro decreto de utilidade pública para a implantação da Linha 17-Ouro. Nos dois anteriores (57.056, de 10/06/2011 e 57.287, de 29/08/2011), já haviam sido decretados 110 imóveis, somando uma área total de 41.579 metros quadrados nos trechos entre as estações Jabaquara – Morumbi (CPTM) e Estação Congonhas – Av. Jornalista Roberto Marinho.  O plano prioritário do metrô mudou nos últimos anos, no que se refere à Linha Ouro. Inicialmente, a empresa havia divulgado a intenção de concluir até 2010 o trecho entre a estação Conceição e o Aeroporto de Congonhas. O outro ramal da linha, que parte do Jabaquara, passa também por Congonhas, e se estende até o Morumbi, seria iniciado em uma segunda etapa. Agora, a ligação a partir da estação Conceição está, por enquanto, suspensa. E, embora os imóveis no Jabaquara já estejam sendo desapropriados, não há previsão concreta para que o trecho entre o bairro e o aeroporto esteja em funcionamento.Segundo o metrô, o primeiro trecho a ser entregue à população, com 7,7 km de extensão, será entre o aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú), com oito estações. Na sequência, a Linha 17-Ouro será integrada à Linha 5-Lilás, na futura Estação Água Espraiada, até meados de 2014. O restante da linha – da estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda) até a estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela), passando por Paraisópolis, e do trecho Jabaquara a Brooklin Paulista – tem “previsão de entrega a partir de 2015”. A Linha 17-Ouro completa terá cerca de 18 km de extensão e 18 estações, com demanda inicial estimada é de 252 mil pessoas por dia. MonotrilhoA nova Linha 17-Ouro será operada em sistema monotrilho, opção adotada pelo Metrô devido ao menor custo de implantação, mas que está gerando muita polêmica. Em especial os moradores de regiões nobres, no Morumbi, acreditam que o metrô em elevado vai descaracterizar o bairro. Mas a empresa defende que proporcionará atendimento à demanda da comunidade de Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo, e oferecer inserção urbana. Segundo o metrô, a via elevada elimina necessidade de escavação e construção de túnel e sem causar interferência no viário. Suas estruturas, de concreto pré-moldado, fixadas em canteiros centrais de avenidas, eliminam sensivelmente o número de desapropriações que ocorreriam no caso de metrô pesado e geram pouca interferência em termos de impacto urbanístico. Os trens utilizados pelo monotrilho funcionam com energia elétrica e se movimentam com pneus, o que torna sua operação silenciosa e menos poluente.

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