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Transporte

Metrô avança com obras das linhas Lilás e Ouro

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O trânsito na região já é complicado e algumas obras começam a torna-lo ainda pior. Mas, o motivo é justamente a ampliação do sistema de transporte público na cidade. Nas últimas semanas, as obras da Linha 5 – Lilás – e Linha 17 – Ouro – apresentaram avanços. Na Avenida Roberto Marinho, já há várias interdições provocadas pelas obras de instalação dos pilares que vão sustentar as pistas da Linha Ouro. Vale lembrar que o projeto prevê um metrô de superfície, como um bonde moderno, ligando as estações Jabaquara e Morumbi do metrô, passando pelo Aeroporto de Congonhas.Já na Linha 5, que ligará Santo Amaro à Vila Mariana, a novidade foi o encontro de túneis, ou seja, a obra de expansão chegou ao ponto onde já existem túneis prontos.  A ligação tem 400 metros de extensão e está aproximadamente a 25 metros de profundidade. A previsão, ali, é entregar a estação Adolfo Pinheiro no ano que vem. Mas, o projeto completo prevê novas 11 estações: dolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Nove serão totalmente novas e duas – Santa Cruz e Klabin –  reestruturadas. “As obras estão andando bem. Nós temos a obra física em bom ritmo e a compra de trens também já ocorrendo. São 23 trens, cada um com 6 carros. Todos com ar-condicionado e corredor contínuo”, disse o governador Geraldo Alckmin.Na região de Moema e Vila Clementino, o impacto das obras por enquanto se restringe à circulação de caminhões e equipes de obras pelos bairros, em direção aos canteiros existentes em imóveis demolidos. Não há, por enquanto, previsões de interdições no trânsito desses bairros. PolêmicaNo Jabaquara, as obras para a Linha Ouro foram adiadas para uma segunda fase e sequer há previsão de o outro ramal originalmente planejado, entre São Judas e Congonhas, será implantado. Mas, na região do Morumbi, a polêmica sobre a linha em elevado corre paralela ao ritmo intenso das obras.Enquanto os moradores de bairros nobres como o Morumbi são contrários à proposta, porque questionam sua urgência e ainda acusam o projeto de degradar o bairro em termos urbanísticos, parcela da comunidade de Paraisópolis elogia o projeto.Outros aspectos dividem especialistas e população, no que diz respeito ao chamado Monotrilho. No dia 19 de junho, às 19h, haverá um debate no plenário José Bonifácio da Assembleia Legislativa sobre o projeto. Iniciativa do deputado estadual Carlos Gianazzi, o encontro tem como convidados respresentantes da  Secretária de Transportes Metropolitanos, do Metrô e da sociedade civil organizada. A Assembleia Legislativa fica na Av. Pedro Álvares Cabral, 201. Ibirapuera.

 

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