Siga-nos

Sem categoria

Metrô anuncia que vai retomar as obras da Linha 5 na região

Publicado

em

O metrô anunciou no final da tarde de ontem, dia 19, que vai retomar as obra da Linha 5 – Lilás, até a Chácara Klabin, na linha Verde, passando pela estação Santa Cruz, na linha azul. As obras já deveriam estar em andamento, mas foram paralisadas em outubro do ano passado, depois que o jornal Folha de São Paulo divulgou matéria alegando que já conhecia antecipadamente os consórcios vencedores do processo de licitação. De acordo com o anúncio do metrô, os trabalhos devem ser retomados já hoje, dia 20.

O trecho, de 10,4 quilômetros e 11 estações, atende os bairros de Santo Amaro, Moema, Ibirapuera e Vila Mariana.

Segundo o metrô, quando concluída, a Linha 5-Lilás atenderá diariamente mais de 700 mil pessoas, conectando o Capão Redondo, na zona sul, a Chácara Klabin, na Vila Mariana, com 19,8 quilômetros de extensão e 17 estações.

A nova linha, já integrada à Linha 9 – Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos- CPTM, em Santo Amaro, também fará conexão com a futura Linha 17 – Ouro (monotrilho que passará por Jabaquara, Aeroporto de Congonhas, Paraisópolis e estação São Paulo-Morumbi), na estação Água Espraiada, com a Linha 1 – Azul, na estação Santa Cruz, e com a Linha 2- Verde na estação Chácara Klabin.

Os contratos da Linha 5- Lilás referentes aos lotes de 2 a 8, para construção das obras civis, acabamento e via permanente, assinados no dia 20 de outubro de 2010, haviam sido suspensos pelo Metrô em 8 de dezembro.

Segundo a companhia do metropolitano, a decisão foi tomada “diante da falta de elementos para invalidar o processo licitatório e após rigoroso processo de avaliação”. A empresa também destacou que a Linha 5 tem “importância significativa para toda a população de São Paulo”.

Em entrevista para o telejornal SPTV, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que vai tentar antecipar o cronograma da obra, ao menos inaugurando estações intermediárias até a conexão com a estação Santa Cruz. Hoje, a Linha 5, Lilás, funciona apenas entre Capão Redondo e Largo 13 e, portanto, não se integra à rede metroviária, o que torna seu movimento baixo.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados